Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem

PNLD 2022 – Educação Infantil: 11 melhores obras literárias para escolher no Objeto 2

Primeiro contato da criança com a experiência escolar, a Educação Infantil desempenha um importante papel no desenvolvimento integral do aluno em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. O PNLD 2022, por sua vez, é essencial para que esse processo ocorra de forma assertiva. 

Destinado à Educação Infantil, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2022 tem como objetivo valorizar a curiosidade, a autonomia e a interação com o outro, estimulando que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado.  

Assim como nas edições anteriores, a oferta de obras didáticas, pedagógicas e literárias — entre outros materiais de apoio à prática educativa — no PNLD 2022 será feita de forma sistemática, regular e gratuita, separada por três objetos:

Objeto 1, Objeto 2 e Objeto 3 do PNLD 2022

Neste momento, estamos caminhando para o Objeto 2, etapa em que a sua escola terá a missão de ampliar o repertório literário das crianças, concedendo ao professor a licença para exercitar diferentes propostas de leitura.

Essa também é a oportunidade ideal para contar com o melhor do universo literário construído pelo grupo editorial da SM Educação e seus outros selos parceiros, como Anzol, Rodopio, Comboio de Corda, Moitará e Timbó, no momento de escolha.​ Acompanhe este artigo e entenda o motivo.

Obras literárias aprovadas no Objeto 2 do PNLD 2022 – Educação Infantil

Com escolha e entrega no primeiro semestre do ano, o Objeto 2 – Obras Literárias é composto por Livro do Estudante Impresso, Livro do Professor Impresso e Material do Professor Digital.

A SM Educação já teve suas obras aprovadas de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e está pronta para oferecer às escolas públicas do Brasil o suporte necessário para a aventura de ensinar e aprender. 

São 11 obras literárias aprovadas que fazem parte de um catálogo de qualidade e reconhecimento, prêmios, grandes autores e temas de relevância para o desenvolvimento infantil.

Instruções básicas para a sua escolha

No Objeto 2 do PNLD 2022 — Educação Infantil, a escolha das obras literárias será realizada por acervos para compor as salas de leitura. 

Neste caso, a quantidade de acervos será organizada de acordo com o volume de alunos por segmento registrado no Censo Escolar — Creche e Pré-Escola:

  • Até 25 alunos = 1 acervo
  • Até 50 alunos = 2 acervos
  • Até 100 alunos = 3 acervos
  • Até 200 alunos = 4 acervos
  • Acima de 200 alunos = 6 acervos

Obras literárias para Creche II

Voltado às crianças de 3 a 4 anos de idade, o período escolar de creche II é responsável por estimular o brincar e permitir a exploração de ambientes. Veja, a seguir, as melhores escolhas:

Tô com fome!

Pode ser com palitinhos, com as mãos ou esticando a língua comprida, mergulhando no mar, mastigando até cansar. Pequeno ou grande, bicho ou gente, quando a fome bate cada um tem seu prato favorito. 

Um retrato plural de como humanos e animais se alimentam ao redor do mundo.

Tô com fome

Hora do Jogo

É hora do banho e dia de jogo importante para as crianças. Elas se preparam para a partida de futebol; pegam suas toalhas e toucas e escalam o time: lagostim, sapolino, patinho amarelo, além da comissão técnica/arbitragem e da narração (respectivamente a mãe e o pai).

Todos os objetos do banheiro participam da brincadeira de modo criativo: a banheira, o xampu, a esponja… e as crianças se divertem, tornando lúdica essa atividade simples e rotineira que é a hora do banho.

Hora do jogo

É isso o que faz um hipopótamo sorrir!

A campainha toca. Quem será? Ao abrir a porta, um hipopótamo! Mas não é preciso ter medo: ele é bonzinho e só quer brincar.

Jogos, muita bagunça, molhadeira e, para terminar, um lanche com uma salada bem crocante… É diversão garantida! Uma narrativa bem-humorada que, lida em conjunto com as coloridas ilustrações, certamente fará os pequenos leitores rirem a valer.

É isso o que faz um hipopótamo sorrir!

Bom dia, doutor

A sala de espera do consultório está cheia: um jacaré, um elefante, uma ovelha, um pato, um coelho e um lobo esperam sua vez de ser atendidos.

O médico atende os pacientes um por um, mas a fila parece andar duas vezes mais rápido do que seria de esperar, e isso não é algo bom.​

Bom dia, doutor

Veja bem! Um novo olhar sobre os opostos

Você conhece os opostos, sim ou não? Dentro, fora; adormecido, acordado; esquerda, direita. Mas como saber se algo é grande, sem comparar com algo pequeno? Se um corredor é rápido, sem compará-lo com outro mais lento?

A resposta depende do ponto de vista! Uma história que vai além das simples comparações e aborda a relatividade das coisas de modo inteligente e divertido.​

Veja bem! Um novo olhar sobre os opostos

Obras literárias para Pré-escola

Voltada às crianças de 4 a 5 anos de idade, a pré-escola é o primeiro momento em que as crianças têm contato com a sala de aula e, de fato, começam a se familiarizar com as letras e os desenhos. Conheça, a seguir, as melhores escolhas no Objeto 2 do PNLD 2022 – Educação Infantil:

Andorinha, Tico-tico, Saracura, Sabiá

As andorinhas voam em bando durante o inverno, em busca de lugares mais quentes. Porém, nessa viagem pelo Brasil, elas encontram muito mais do que o calor: escutam cantigas e versinhos populares antigos, cantados por crianças do sul ao norte do país.

Que tal viajar com esse bando e conhecer também os mais diversos cantos de nossa terra, bem como as nossas mais lindas paisagens?​

Andorinha, Tico-tico, Saracura, Sabiá

Conte comigo

A garotinha deste livro já tentou de tudo: cantar, desenhar, dançar… mas a paixão dela é mesmo pela matemática! Adora procurar formas geométricas nos telhados das casas, ou ir atrás da curva perfeita no parquinho.

Ela sabe que sua paixão pode ser difícil de entender, mas nem se importa, afinal, existem muitas maneiras de enxergar o mundo.​

Conte Comigo

Um safári na Tanzânia

Na Tanzânia, em plena savana africana, crianças da etnia Massai, guiadas por um adulto, observam os animais que passam e, desse modo, aprendem a contar de um a dez em swahili, uma das principais línguas da costa leste da África.​

Um safári na Tanzânia

Agora

“A cada instante, tudo muda, tudo se move, tudo cresce. Eu também!”. Agora trata da vida que passa, do cotidiano visto por um menino.

São mini-histórias que se cruzam em um mesmo plano: os personagens de um livro, o nascimento de um primo, as joaninhas capturadas pelo irmão mais velho, as mudanças na cidade, o suceder das estações. Um álbum para ser lido em voz alta, como um poema.​

Agora

Vamos acordar o dia? Histórias de uma linha só

Nos 22 microcontos que compõem esse álbum lúdico e reflexivo, o consagrado contista brasileiro João Anzanello Carrascoza retrata com poesia e sutileza as vivências infantis, com ênfase na imaginação e na curiosidade da criança, tendo como eixos o cotidiano, a família, a temporalidade e a natureza em geral.​

Vamos acordar o dia? Histórias de uma linha só

O guarda-chuva verde

Young-i vai a pé para a escola em uma manhã de muita chuva. No caminho, depara com um mendigo que dorme sentado em meio ao temporal.

Crianças zombam dele e uma mulher esbraveja: “Esse velho, esse velho! Por que não some logo?”. A menina, ao contrário dos demais, se enternece e, em um gesto singelo, dá uma lição de solidariedade e afeto.​

O guarda-chuva verde

SM Educação é a primeira opção de quem entende de Educação Infantil 

Alinhado às tendências da literatura infantil, o catálogo da SM Educação — juntamente aos seus outros selos editoriais — foi elaborado para ser uma ferramenta no importante trabalho do educador, destacando-se por oferecer apoio completo na jornada de formação integral.

Cada uma das obras literárias apresentadas acima foi aprovada no PNLD 2022 – Educação Infantil por sua capacidade de estimular a curiosidade e a autonomia de cada aluno(a). Elas são ideais para escolas que:

  • Priorizam diversidade de temas, gêneros literários, autores e ilustradores;
  • Buscam contribuir para a formação plural de cidadãos mais conscientes;
  • Desejam estimular a imaginação das crianças e o prazer pela leitura.

Não à toa, a SM Educação é autoridade no cenário educacional, apoiando este movimento há mais de 80 anos por meio da elaboração e oferta de materiais e conteúdos de excelência.

Faça a sua escolha no Objeto 2 – Obras literárias antes do período de seleção se encerrar e fique em dias com as transformações na Educação Infantil

Escolha PNLD 2022

Este é um conteúdo produzido pelos especialistas da SM Educação. Aproveite o melhor apoio pedagógico com diversas informações indispensáveis sobre tendências educacionais, soluções para gestão, relacionamento e planejamento escolar.
SM Educação
Artigos relacionados
3 maneiras de incluir a tecnologia na educação dos jovens
O uso de tecnologia na educação tem aumentado bastante, principalmente entre os jovens. Seja no intervalo das aulas, seja durante as atividades de ensino, eles estão sempre cone... Leia mais
4 dicas para fazer uma campanha de matrículas de sucesso!
Uma eficiente campanha de matrículas é essencial para atrair novos alunos, manter os antigos e passar confiança para os pais que pretendem matricular seus filhos na escola. Por ... Leia mais
4 estratégias para combater a evasão escolar
A educação é recheada de desafios para quem escolheu essa área de atuação profissional. Hoje, um dos maiores enfrentamentos para o qual a gestão escolar precisa arranjar soluçõe... Leia mais