Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem
“A educação nos move”
O blog da SM Educação
Acompanhe aqui conteúdos que transmitem a forma como a SM Educação trabalha para ser referência quando o assunto é o segmento educacional. São diversos artigos produzidos por nossos especialistas, com dicas para os professores, soluções educacionais, tendências e muito mais.
Entenda o Novo Ensino Médio com a SM Educação
Acompanhe as novidades do Ensino Médio para facilitar a escolha dos recursos didáticos e o acesso a conteúdos de apoio pedagógico. A SM Educação criou uma plataforma completa, com as principais informações sobre as mudanças.
confira
Faça diferente com o apoio da SM Educação
Para auxiliar instituições de ensino, coordenadores, famílias e alunos a fazerem parte dessa mudança, selecionamos uma série de materiais exclusivos e gratuitos para guiá-los na indispensável busca por novos métodos e soluções educacionais.
saiba mais
Conheça o ecossistema Educamos, a solução para gestão escolar
Contar com um sistema de gestão escolar de qualidade é uma obrigação para instituições que buscam otimizar o oferecimento de serviços e produtos acima da média, para obter melhores resultados acadêmicos, financeiros e, sobretudo, quanto ao nível de satisfação de pais e alunos.
conheça
Filtre para encontrar conteúdos
alinhados ao seu interesse
filtrar
De olho nas tendências educacionais
Competências socioemocionais no ambiente escolar: como desenvolvê-las?

O que são competências socioemocionais?

Vivemos em um mundo plural, conectado e com muitas informações. Isso por si só exige de nós algumas competências como: 

  • Saber lidar com essa pluralidade
  • Construir a própria identidade percebendo-se parte do mundo 
  • Lidar com as emoções 
  • Desenvolver um olhar para o coletivo
  • Saber conviver 
  • Trabalhar em equipe e partilhar
  • Lidar com conflitos 
  • Pensar no outro e para o outro.

Para garantir a formação integral de nossas crianças e jovens é preciso oportunizar o desenvolvimento dessas competências socioemocionais, que são a capacidade das crianças e adolescentes de saberem lidar melhor com as próprias emoções, com situações conflituosas e em terem uma melhor relação com o próximo. Esse desenvolvimento é realizado por meio dos saberes atitudinais, tanto no ambiente familiar como escolar.

O desenvolvimento na prática

Na escola, este trabalho começa pela organização de espaços de aprendizagem, que devem favorecer as experiências, a integração e a partilha. É importante deixar de colocar as crianças enfileiradas em uma posição em que fica claro o papel passivo de “receber” e não de “fazer”.

Então, passamos a organizar espaços variados de aprendizagem, como grupos, pares e estações de rotação. Assim, possibilitamos estas interações e quebramos os estereótipos da sala, o que contribui para o estímulo das competências socioemocionais.

Quando convidamos os alunos a variar as equipes de trabalho, estamos permitindo que eles tenham contato com novos pontos de vista, novos saberes e que possam aprender uns com os outros.

A palavra “nós” deve fazer parte do vocabulário da sala de aula. Logo, é fundamental que o professor procure sempre dizê-la, incluindo-se nas interações e buscando este novo olhar para suas práticas como mediador no processo de aprendizagem. 

Precisamos que nossas crianças e jovens observem o mundo com olhos mais generosos, abertos a múltiplas possibilidades e que saibam criar soluções para preservar o meio em que vivemos e a integridade do outro.

Esta aprendizagem ocorre não apenas com atividades específicas, mas também quando a escola se torna um espaço de diálogo e reflexão, utilizando as metodologias ativas e oportunizando a participação real dos estudantes. 

Assim, eles não mais repetirão conceitos, mas desenvolverão habilidades e, consequentemente, competências que lhes permitirão viver e conviver neste novo mundo que se desenha de um modo muito mais responsável, ético e colaborativo.

Estratégias que favorecem o trabalho com as competências socioemocionais

A escolha das estratégias deve sempre favorecer o desenvolvimento das habilidades previstas. É imprescindível que não se organize o planejamento a partir das estratégias, mas sim, pelas habilidades. 

Devemos começar definindo o que desejamos que o estudante aprenda, qual a função desta aprendizagem e quais os caminhos a serem percorridos para que aconteça de modo real e significativo. 

Outro ponto é lembrar que competências socioemocionais são desenvolvidas ao longo de um processo e que a gradativa ampliação das habilidades tornará possível este desenvolvimento.

Sendo assim, vamos começar por onde desejamos chegar com este trabalho para depois listarmos estratégias variadas que serão escolhidas de acordo com o processo de aprendizagem em que se encontra cada turma.

As competências socioemocionais estão presentes na descrição das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos convidando a pensar nos saberes atitudinais presentes no aprender. 

O uso de diferentes mídias no processo

- Literatura

Boas histórias nos ajudam a entender quem somos, o mundo em que vivemos, nossas emoções, a nos colocarmos no lugar do outro, a conhecer outros pontos de vista. Por isso, a literatura é uma excelente ferramenta para trabalharmos as competências socioemocionais.

São muitos os títulos que temos à nossa disposição no mercado. Mas temos algumas dicas de como escolher o livro e como utilizá-lo de modo a atingir nossos objetivos. 

Para conferir, acesse a seguir o material com todas as orientações para saber como aproveitar esse recurso a favor de aulas mais conectadas.

- Filmes 

Como as boas histórias dos livros, os filmes também podem ser ferramentas positivas para nos ajudar a discutir as competências socioemocionais, desde que sua exibição esteja alinhada com a intencionalidade pedagógica da ação que visa ao desenvolvimento da habilidade proposta.

Não use o filme como apenas um atrativo. Não trabalhe somente o tema. Discuta as possibilidades de reflexão, contextualize com a realidade, amplie as discussões além da história e permita que as crianças falem sobre as relações que fizeram.

- Jogos 

Os jogos são um ótimo atrativo para todas as idades. O desafio, as estratégias e a conquista são ações que mobilizam as pessoas. 

O uso dos jogos em sala de aula é uma estratégia muito eficaz para o desenvolvimento das competências esperadas para o século XXI e pela BNCC: saber lidar com desafios, propor soluções para as situações-problema, trabalhar com metas, trabalhar em equipe, lidar com obstáculos e conflitos, argumentar, criar estratégias, ter maior interatividade, usar linguagem tecnológica.

Em qualquer idade, os jogos ajudam a refletir sobre o fazer, organizar e desorganizar, construir e reconstruir, crescer nos aspectos culturais e sociais como parte essencial de uma sociedade.

Outras atividades que mudam as atitudes diárias 

As competências socioemocionais serão desenvolvidas quando vividas, interiorizadas e fizerem parte da rotina diária das crianças e jovens. Implantar pequenas ações no dia a dia escolar fará a diferença no desenvolvimento de sua turma.

- Organização da sala:

Varie a organização da sala, oportunizando o relacionamento de todos. Faça atividades em duplas, pequenos grupos, círculo para plenária. Oriente os alunos a mudarem de dupla, grupo e a se sentarem em lugares variados. 

Conhecer pontos de vista diversos e trabalhar com pessoas diferentes nos ajudam a crescer e a olhar o mundo de modo plural. 

- Quadro de combinados:

Elabore com a turma o quadro de combinados. Não traga pronto ou vá sugerindo. Peça que as crianças e jovens definam os combinados de convivência. Isto faz com que se apropriem destas ações e busquem um melhor caminho para se relacionoar.

- Assembleias:

Determine um dia da semana para reunir a turma e discutirem os problemas ocorridos no período e buscar soluções. 

Use esta prática também para quando precisarem tomar decisões coletivas. É importante que exercitem a cidadania, o olhar coletivo e a empatia.

- Diário de bordo das emoções:

Incentive as crianças e jovens a escreverem diários, registrando os fatos que vivenciam, as emoções, procurando olhar para si e refletindo quanto a buscar caminhos para seu próprio desenvolvimento.

- Diálogo e reflexão:

Faça do diálogo e da reflexão práticas em seu dia a dia em todos os estudos promovidos. Isso faz com que as crianças e os jovens se habituem a dialogar, analisar as situações e possibilidades e tomar decisões. Use as metodologias ativas em sua prática.

- Painel de notícias:

Crie em sua sala um painel para as notícias do cotidiano. Você e sua turma devem trazer notícias que aconteceram no dia ou na semana para serem lidas e discutidas. 

  • Por exemplo: uma família de refugiados foi resgatada por outra. Uma pessoa ofendeu a outra, sem motivos, no trânsito. 

De acordo com a faixa etária de sua turma, traga notícias que possibilitem aos alunos argumentar sobre os comportamentos descritos, tanto positivos, quanto negativos, e dar soluções quando necessário.

leia mais . 7 min
9 atividades efetivas para o trabalho com alfabetização e letramento
leia mais . 9 min
Uso consciente da internet: como selecionar bons conteúdos para os alunos
leia mais . 6 min
6 dicas para gerir redes sociais da escola e captar novos alunos
leia mais . 6 min
Livros didáticos: como escolher e qual a sua importância
leia mais . 5 min
PNLD 2021 obras aprovadas: escolha SM Educação no Objeto 5
leia mais . 7 min
Educamos: a escolha ideal para uma gestão escolar completa e eficiente
O ecossistema da SM Educação que pode atuar como uma solução para todas as necessidades de gestão da escola de forma integrada à comunidade escolar.
leia mais
Formação continuada e capacitação
Formação continuada e capacitação de professores são investimentos essenciais para o desenvolvimento do trabalho.
leia mais
Soluções que você precisa conhecer
Educamos: a escolha ideal para uma gestão escolar completa e eficiente

Contar com um sistema de gestão escolar de qualidade é uma obrigação para instituições que buscam otimizar o oferecimento de serviços e produtos acima da média, a fim de obter melhores resultados acadêmicos, financeiros e, sobretudo, quanto ao nível de satisfação de pais e alunos. 

Por si só, esse já é um ponto que tende a ser um grande diferencial para ter tudo em ordem em sua escola e, assim, garantir total qualidade no processo educacional. Mesmo assim, é possível ir muito além… 

Por isso, apresentamos Educamos, o ecossistema da SM Educação, que pode atuar como uma solução para todas as necessidades de gestão da escola de forma integrada à comunidade escolar.

gestão escolar educamos

Gestão escolar completa e eficiente com o Educamos

Educamos é um ecossistema de soluções da SM Educação que tem como objetivo trazer melhorias para as diferentes áreas de sua instituição. 

Para a Gestão escolar, Educamos apresenta diversas ferramentas e estratégias que se adequam à identidade da sua escola e ao seu projeto educacional. Conheça:

A Gestão Escolar começa com direcionamento estratégico

Educamos oferece soluções estratégicas para direcionar sua instituição de ensino no caminho certo, tornando a Gestão Escolar mais eficiente e assertiva.  Consultores especializados da SM Educação realizam uma análise para desenvolver um diagnóstico completo da instituição.

Após o diagnóstico, metas estratégicas são definidas com três focos distintos: Qualidade, Sustentabilidade e Identidade. Para isso, oferecemos apoio e monitoramento constante ao longo do ano letivo. 

Definidos os objetivos estratégicos, é criado um plano de ação personalizado para a sua instituição de ensino, que será a principal diretriz para a gestão escolar.

Gestão escolar para aprendizagem: soluções integradas

No Educamos, a Gestão Escolar está presente nos processos de ensino e aprendizagem por meio de uma tecnologia exclusiva que realiza acompanhamento do progresso dos alunos, individualmente e por turmas. Isso é feito gerando relatórios de resultados que podem ser utilizados pela Gestão Escolar nos indicadores de qualidade da instituição de ensino. 

Ferramentas para gestão da sala de aula facilitam o dia a dia dos professores, alunos e famílias, beneficiando toda a comunidade escolar. O professor tem à disposição um aplicativo com agenda, gestão de frequência, chamada digital, registro de notas, gestão de atividades e lição de casa, e ferramenta de comunicação a distância com alunos e famílias. 

O estudante conta com uma plataforma onde pode enviar suas tarefas diretamente para o professor e receber feedbacks, além de um aplicativo com agenda para gerir as suas atividades.

Gestão administrativa, econômica e de comunicação

Administrar um grande fluxo de dados todos os dias e fazer com que as informações sejam repassadas aos estudantes, suas famílias, à rede de ensino e ao corpo docente é uma atividade muito desafiadora.

É por isso que o ecossistema Educamos oferece ferramentas de gestão administrativa, econômica e de comunicação. Por meio de soluções integradas para gestão integral da escola, será possível administrar o cadastro de alunos, famílias e matrículas; gerir a grade horária e o oferecimento de turmas da instituição; gerir avaliações e notas, de acordo com o modelo de preferência da escola; emitir boletos e acompanhar a situação financeira dos alunos e famílias matriculados, entre outras facilidades. 

Para a comunicação, Educamos permite a troca de informações rápida e sigilosa entre gestão escolar, docentes, alunos e famílias, fortalecendo o relacionamento da comunidade escolar.

Os benefícios da Gestão Escolar do Educamos para a sua escola

Com o Educamos, a gestão administrativa, acadêmica e financeira da escola conta com ferramentas exclusivas para organizar e automatizar atividades, e assessoria estratégica de uma equipe especializada. Essas soluções permitem:

  • Mais rapidez na execução das tarefas administrativas; 
  • Clareza no acompanhamento da evolução dos alunos e da qualidade da educação;
  • Comunicação digital com docentes, alunos e famílias com segurança e praticidade;
  • Aumento do Net Promoter Score (NPS) da instituição de ensino;
  • Aumento da retenção de matrículas;
  • Captação de novas matrículas;
  • Maior clareza e controle nos resultados financeiros da escola.

Ou seja, o sistema integrado do Educamos entrega o melhor do gerenciamento e da otimização de processos, garante uma comunicação eficaz com a comunidade acadêmica, incluindo famílias. Além disso, favorece o aprendizado personalizado e possibilita um trabalho baseado na cultura de gestão de dados e informações.

Sua escola receberá suporte personalizado da equipe Educamos na implementação do ecossistema e na emissão de relatórios sobre saúde financeira e desempenho pedagógico.

Lembre-se: tudo é feito sempre de acordo com a necessidade da instituição, que poderá aproveitar todas as integrações que a tecnologia utilizada no Educamos proporciona. 

Construa e fortaleça uma base sólida de atuação com o Educamos

Isso é apenas uma parte do que o ecossistema da SM Educação pode fazer pela sua gestão escolar. Venha explorar mais sobre o Educamos, conheça tudo sobre a nossa solução e faça a melhor escolha para o futuro da sua escola. 

Entre em contato com os nossos especialistas e entenda como podemos ajudar  sua escola a dar um passo além, por meio de soluções que contemplam a administração, o estudante e o corpo docente: https://materiais.smbrasil.com.br/gestao-integral-educamos-sm-educacao 

leia mais . 5 min
Formação continuada e capacitação
leia mais . 6 min
Os benefícios do ensino a distância e como potencializar as aulas on-line
leia mais . 6 min
Adapte-se ao atual cenário na educação brasileira com uma parceria de sucesso
leia mais . 3 min
Planejamento estratégico escolar: saiba como a tecnologia pode apoiar
leia mais . 5 min
Gestão escolar democrática: o que é e como colocar em prática
leia mais . 4 min
Os benefícios do ensino a distância e como potencializar as aulas on-line
Mesmo que ainda exista certa resistência referente ao ensino a distância, é impossível negar que essa modalidade de ensino oferece grandes benefícios.
leia mais
Precisa de ajuda? Conte com nossa
equipe de especialistas
Estamos aqui como uma consultoria educacional que deseja ser uma parceira em todos os momentos.
Que tal agendar uma conversa? Preencha os campos abaixo e entraremos em contato!












    Utilizamos cookies e outras tecnologias proprietárias e de terceiros para operar corretamente e com segurança o nosso site e personalizar o seu conteúdo. Nós também os usamos para analisar sua experiência de navegação e para adaptar a publicidade aos seus gostos e preferências. Política de cookies

    Configurar ou Rejeitar Aceitar todos