Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem
“A educação nos move”
O blog da SM Educação
Acompanhe aqui conteúdos que transmitem a forma como a SM Educação trabalha para ser referência quando o assunto é o segmento educacional. São diversos artigos produzidos por nossos especialistas, com dicas para os professores, soluções educacionais, tendências e muito mais.
Entenda o Novo Ensino Médio com a SM Educação
Acompanhe as novidades do Ensino Médio para facilitar a escolha dos recursos didáticos e o acesso a conteúdos de apoio pedagógico. A SM Educação criou uma plataforma completa, com as principais informações sobre as mudanças.
confira
Faça diferente com o apoio da SM Educação
Para auxiliar instituições de ensino, coordenadores, famílias e alunos a fazerem parte dessa mudança, selecionamos uma série de materiais exclusivos e gratuitos para guiá-los na indispensável busca por novos métodos e soluções educacionais.
saiba mais
Conheça o ecossistema Educamos, a solução para gestão escolar
Contar com um sistema de gestão escolar de qualidade é uma obrigação para instituições que buscam otimizar o oferecimento de serviços e produtos acima da média, para obter melhores resultados acadêmicos, financeiros e, sobretudo, quanto ao nível de satisfação de pais e alunos.
conheça
Filtre para encontrar conteúdos
alinhados ao seu interesse
filtrar
De olho nas tendências educacionais
Escolas inovadoras: repensando soluções para uma formação integral

A presença da tecnologia nos processos de aprendizagem tem ganhado cada vez mais espaço nas instituições de ensino de todo o mundo. A partir dessas práticas, podemos considerar escolas inovadoras aquelas que buscam se reinventar e apresentar soluções modernas para os membros da comunidade escolar.

Cada vez mais conectados e engajados com as novas ferramentas tecnológicas, crianças, jovens e adolescentes de todas as idades estão expostos, diariamente, a uma quantidade gigantesca de informações e dados.

E, neste cenário, as escolas buscam soluções e serviços educacionais transformadores, adaptando seus processos para que possam  proporcionar aos alunos o desenvolvimento pleno enriquecido de habilidades para a cultura tecnológica do século XXI.

Escolas inovadoras: o que são e quais os benefícios para a formação integral?

Explorando diversas concepções, métodos e técnicas de aprendizagem, as instituições que investem em educação inovadora têm como objetivo principal desenvolver a educação integral e formar cidadãos aptos para atuar em uma sociedade cada vez mais acelerada e influenciada pela tecnologia. Tudo isso de maneira integrada ao desenvolvimento socioemocional.

Vale destacar que, neste modelo, o aprendizado ocorre por meio de atividades diversificadas baseadas em metodologias ativas, incentivando o corpo docente a assumir o papel de mediador e facilitador no processo de aprendizagem. Portanto, os alunos têm a oportunidade de desenvolver protagonismo e autonomia para explorar o conhecimento e desenvolver suas competências. 

Mais do que ganhar dinamismo e interdisciplinaridade na rotina escolar, os estudantes ainda conseguem desenvolver as seguintes competências:

  • Pensamento crítico e técnico para avaliar cenários;
  • Criatividade para expor soluções transformadoras;
  • Comunicação adequada para trabalhar em equipes multidisciplinares;
  • Aptidão para adotar novas tecnologias e utilizá-las de formas distintas;
  • Atitudes empreendedoras.

Agora que entendemos o que são escolas inovadoras e como elas podem apoiar os processos de ensino, veja abaixo alguns benefícios que suas metodologias podem oferecer à toda comunidade escolar:

Instituição de ensino melhor posicionada

Além de proporcionar aos alunos o desenvolvimento de novas habilidades e competências, ao adotar tecnologias educacionais eficientes as escolas inovadoras ganham notoriedade por conseguirem se destacar em meio à concorrência. 

Neste cenário, não basta apenas investir em aparelhos como computador, TV ou projetor para aulas interativas. A educação inovadora vai muito além disso.

Aqui, mais importante do que as ferramentas e técnicas é pensar como utilizar os recursos disponíveis para atingir uma melhora significativa na aprendizagem dos alunos, habituando-os a identificar e a aproveitar de maneira crítica o grande fluxo de informações e de propostas inovadoras aos quais estamos expostos na atualidade. 

A tecnologia faz parte da vida dos alunos e é natural que muitos demonstrem interesse por atividades que fazem parte do universo inovador da internet e das tecnologias de informação. 

Por isso, pode ser interessante para a escola investir em atividades que abordem temas como linguagens de programação, robótica e comunicação na internet.

Além disso, a abordagem com uso de tecnologias educacionais garante a personalização da metodologia de ensino, o posicionamento do aluno como protagonista de sua aprendizagem, o melhor aproveitamento das aulas com base no ensino híbrido e muito mais. 

Estimula o desenvolvimento de novas habilidades 

Escolas inovadoras estão em frequente busca por práticas que despertem novas habilidades nos estudantes de todas as idades. Como? Através de novas concepções de ensino-aprendizagem, metodologias diversificadas, técnicas e recursos inovadores de aprendizagem online ou presencial. 

Com isso, jovens e adolescentes passam a empregar criticamente os recursos inovadores da cultura digital em sua aprendizagem, aplicando a tecnologia para reconhecer problemas, analisar as possibilidades e chegar a soluções criativas para que possam resolvê-los.

Nessa metodologia, os estudantes ganham autonomia, se tornam protagonistas do próprio aprendizado e outras habilidades importantes:

  • Criatividade para apresentar soluções inovadoras;
  • Facilidade para se comunicar e trabalhar em equipe;
  • Controle das tecnologias para utilizá-las de maneira abrangente;
  • Habilidade para atuar com flexibilidade e otimismo.

Mas de que forma isso traz benefícios para a instituição? Uma educação inovadora torna o processo de desenvolvimento dos alunos mais completo, contextualizado com suas vivências e com as tendências do mundo globalizado, proporcionando uma formação com mais qualidade.

Consequentemente, a comunidade escolar e as famílias expressam maior satisfação com a escola e tendem a indicar a instituição para outras pessoas, podendo gerar novas matrículas

Reduz custos ao oferecer uma formação integral e inovadora

A inovação pode auxiliar a escola em diversas áreas, especialmente na otimização da gestão financeira.

Repensar a maneira como a escola faz sua gestão de comunicação, gestão acadêmica e financeira envolve considerar ferramentas digitais para apoiar a gestão. Bem como automatizar tarefas e simplificar processos de pagamentos, cadastros, administração, entre outros. 

Base que vai sustentar toda a estrutura pedagógica de uma instituição de ensino, a boa gestão desses recursos oferece muitas vantagens. Entre elas é possível destacar:

  • Os setores da escola tornam-se integrados por meio de uma boa gestão da comunicação;
  • Produtividade das equipes maximizada;
  • Tomada de decisão ocorre com mais eficiência;
  • Estratégias pedagógicas determinadas de modo integrado aos dados de gestão acadêmica;
  • Resultados mensurados com maior facilidade.

Potencializa o controle da grade escolar

Durante o ano escolar, ter uma grade horária bem definida, respeitando as prioridades da instituição de ensino, é indispensável por diversos motivos: coletar disponibilidade dos professores, considerar locais das aulas, de acordo com a demanda e disponibilidade, e muito mais. 

Posto isso, a adoção de recursos tecnológicos pode ser uma grande aliada no processo de gestão de tempo para toda a equipe escolar. Isso porque, por meio de softwares, os profissionais da educação podem acessar a agenda de aulas de cada professor, as atividades institucionais e demais informações da grade escolar.

Melhora a comunicação entre professores e alunos

Embora o estudante seja protagonista de sua própria aprendizagem, o papel da equipe docente é indispensável durante os processos da educação básica. Por isso, além das lições mencionadas, as escolas inovadoras ainda nos mostram que é possível fortalecer a comunicação entre professores e alunos. 

Devido à grande implementação de recursos tecnológicos, as novas ferramentas tendem a auxiliar professores na mediação dos processos de ensino-aprendizagem e na distribuição de conteúdos.

Com isso, podemos concluir que, no modelo de educação inovadora, o corpo docente se sente mais engajado e preparado.

Professores ganham maior autonomia e possibilidades para incluir projetos criativos e dinâmicos nos processos de aprendizagem. 

Agora que você já entendeu o que são as escolas inovadoras e como elas podem impulsionar a educação integral, que tal colocar em prática?

leia mais . 7 min
No PNLD 2021, promova o protagonismo juvenil com obras da SM Educação
leia mais . 8 min
Educamos: a escolha ideal para uma gestão escolar completa e eficiente
leia mais . 5 min
Formação continuada e capacitação
leia mais . 6 min
Os benefícios do ensino a distância e como potencializar as aulas on-line
leia mais . 6 min
Adapte-se ao atual cenário na educação brasileira com uma parceria de sucesso
leia mais . 3 min
Educamos: a escolha ideal para uma gestão escolar completa e eficiente
O ecossistema da SM Educação que pode atuar como uma solução para todas as necessidades de gestão da escola de forma integrada à comunidade escolar.
leia mais
Formação continuada e capacitação
Formação continuada e capacitação de professores são investimentos essenciais para o desenvolvimento do trabalho.
leia mais
Soluções que você precisa conhecer
Planejando aulas na primeira semana de 2021

A primeira semana de aula é um período acolhedor, de encontros, de histórias e de sentimentos. Sendo assim, planejando aulas neste período, nosso foco deve estar nas habilidades ligadas às competências socioemocionais, dando espaço para a construção de vínculos e para a escuta real.

Planejando aulas de acordo com cada ano 

Antes de mais nada, comecemos nosso planejamento tendo no radar o que cada ano significa para os estudantes.

O primeiro ano de uma criança é carregado de expectativas e sentimentos: novo prédio; algumas vezes, nova escola; novos amigos; materiais didáticos diferentes; nova professora, e as responsabilidades que muitos ouviram que esta nova etapa trará. É importante que a criança perceba que faz parte desse novo grupo e que terá espaço de fala. 

No sexto ano, os estudos começam em um novo prédio, com mais professores, cobranças de autogestão, mudanças físicas e chegada à adolescência. Apresentar este novo período aos estudantes é essencial

Como serão as aulas, como administrar os estudos e os pedidos dos professores, o que é a adolescência e seus sentimentos, como organizar seu tempo entre o estudo e os cuidados pessoais.

O primeiro ano do Ensino Médio é a chegada da etapa em que as cobranças aumentam e os estudantes devem tomar decisões, (principalmente agora com a nova estrutura do Ensino Médio) administrar as necessidades pessoais e os estudos: o que é importante, como dividir o tempo, como estabelecer relações interpessoais, como lidar com a pluralidade. 

Nesse sentido, apresentar esse novo segmento, mostrar como pode ser o protagonismo do aluno, como fazer escolhas, como dividir o tempo entre as necessidades de lazer, de cuidados pessoais, de estudo, são alguns pontos que precisamos tratar com as turmas.

Considere os pontos de transição no planejamento de aulas

Destacar esses três anos de transição não anula a atenção com cada novo ano escolar, que sempre trará expectativas sobre quem será o novo professor, como serão os grupos de amizades, quais as novas aprendizagens e responsabilidades. 

planejando-aulas

A princípio, não sabemos se esta primeira semana será presencial ou virtual. Independentemente do espaço que vamos ocupar, temos que ter em mente que a primeira semana de aula deve ser um tempo de estabelecer vínculos, determinar... Com estes itens bem definidos, podemos partir para as ações práticas de aprendizagem.

Este não é um momento para organizar nosso trabalho de ensinar, mas sim para estabelecer parcerias. 

planejando-aulas-tatiana-pita

A escola para a qual estamos retornando nunca mais será igual à que vivemos até o início do ano passado. Permita o diálogo e o protagonismo do aluno. Não programe atividades a serem feitas, mas sim, convide-os a fazerem parte de um grupo que estará junto ao longo de um ano com metas comuns.

leia mais . 3 min
O que aprendemos na educação em 2020 e como planejar 2021
leia mais . 5 min
PNLD Literário 2020: confira a lista de obras aprovadas
leia mais . 8 min
Saiba como organizar a gestão escolar com as dicas da SM Educação
leia mais . 5 min
Como a escola pode lidar com grupos de pais no WhatsApp?
leia mais . 5 min
A importância do marketing educacional para a escola
leia mais . 5 min
Os benefícios do ensino a distância e como potencializar as aulas on-line
Mesmo que ainda exista certa resistência referente ao ensino a distância, é impossível negar que essa modalidade de ensino oferece grandes benefícios.
leia mais
Precisa de ajuda? Conte com nossa
equipe de especialistas
Estamos aqui como uma consultoria educacional que deseja ser uma parceira em todos os momentos.
Que tal agendar uma conversa? Preencha os campos abaixo e entraremos em contato!












    Utilizamos cookies e outras tecnologias proprietárias e de terceiros para operar corretamente e com segurança o nosso site e personalizar o seu conteúdo. Nós também os usamos para analisar sua experiência de navegação e para adaptar a publicidade aos seus gostos e preferências. Política de cookies

    Configurar ou Rejeitar Aceitar todos