Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem
“A educação nos move”
O blog da SM Educação
Acompanhe aqui conteúdos que transmitem a forma como a SM Educação trabalha para ser referência quando o assunto é o segmento educacional. São diversos artigos produzidos por nossos especialistas, com dicas para os professores, soluções educacionais, tendências e muito mais.
Entenda o Novo Ensino Médio com a SM Educação
Acompanhe as novidades do Ensino Médio para facilitar a escolha dos recursos didáticos e o acesso a conteúdos de apoio pedagógico. A SM Educação criou uma plataforma completa, com as principais informações sobre as mudanças.
confira
Faça diferente com o apoio da SM Educação
Para auxiliar instituições de ensino, coordenadores, famílias e alunos a fazerem parte dessa mudança, selecionamos uma série de materiais exclusivos e gratuitos para guiá-los na indispensável busca por novos métodos e soluções educacionais.
saiba mais
Conheça o ecossistema Educamos, a solução para gestão escolar
Contar com um sistema de gestão escolar de qualidade é uma obrigação para instituições que buscam otimizar o oferecimento de serviços e produtos acima da média, para obter melhores resultados acadêmicos, financeiros e, sobretudo, quanto ao nível de satisfação de pais e alunos.
conheça
Filtre para encontrar conteúdos
alinhados ao seu interesse
filtrar
De olho nas tendências educacionais
Livros didáticos: como escolher e qual a sua importância

Os livros didáticos são soluções educacionais indispensáveis para enriquecer os processos de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino. Afinal, esses materiais oferecem atividades e recursos para ajudar a desenvolver e potencializar os sentidos do educador e das crianças. 

Com o uso do livro, fica mais fácil para o educador guiar as aulas e saber qual conteúdo trabalhar para desenvolver as competências dos estudantes.

Vale lembrar que, por ser importante na fase e nas atividades de alfabetização, a escolha da obra pode ser bastante desafiadora. No entanto, é possível otimizar essa tarefa escolhendo materiais qualificados ou uma boa editora de livros didáticos

Para entender todos os critérios que devem ser analisados e aprovados no ato da seleção, acompanhe este conteúdo e saiba como fazer a melhor escolha! 

Como analisar e escolher os livros didáticos? 

Primeiramente, devemos destacar que o livro didático precisa ser utilizado de maneira metódica e sistemática no processo de ensino e aprendizagem. 

Portanto, cabe ao professor realizar a escolha do material e buscar entender como aplicar seu conteúdo em sala de aula. Afinal, o que é mais adequado para cada grupo de alunos?

Essa e outras questões são fundamentais para decidir a obra que dará suporte para o trabalho desempenhado no dia a dia escolar. Portanto, veja a seguir alguns aspectos que você pode levar em consideração: 

1. Atente-se à estrutura do material

Antes de realizar a escolha dos livros didáticos, é importante lembrar que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas do Brasil.

Sendo assim, atente-se às principais características que compõem esses materiais:

  • Textos;
  • Imagens;
  • Sugestões de atividades;
  • Exercícios;
  • Bibliografia utilizada na preparação do conteúdo.

2. Observe a apresentação dos conteúdos

Você também precisa estar atento(a), na hora da escolha do livro didático, à apresentação dos conteúdos. Eles conversam e atendem às necessidades do aluno do século XXI?

Antes de mais nada, verifique a diversidade de gêneros textuais. Para que o estudante se sinta mais atraído pelo conteúdo trabalhado, busque materiais que explorem diferentes formatos, desde poesias clássicas a textos despretensiosos de redes sociais. 

Além disso, analise a diversidade cultural e étnica da obra para enriquecer o aprendizado do aluno. Apesar da constante luta por representatividade e a discussão mais frequente de causas sociais, analisar a pluralidade dos conteúdos ainda se faz necessário para conversar com os jovens da atualidade. 

3. Aposte em atividades práticas com os livros didáticos corretos

Adotar livros didáticos que proporcionam atividades de laboratório (ou práticas) é outro aspecto indispensável a ser observado, principalmente em se tratando das áreas de física, química e biologia. 

Em outras palavras, ter um olhar crítico para as atividades propostas no material pode proporcionar aos alunos novas experiências de aprendizagem, colocando-os como participantes ativos da investigação, da análise e da construção de soluções para determinados problemas.

4. Avalie a experiência acadêmica e profissional dos autores

Do mesmo modo que você validou o conteúdo disponibilizado pela obra, verifique a especialização dos autores. Quem escreveu? Quais são as contribuições? Qual a formação?

Esses pontos de partida são importantes porque, no momento da leitura, conseguimos observar muito da formação inicial desses autores, o que pode influenciar diretamente no processo de ensino em diferentes componentes curriculares e na evolução dos estudantes.

5. Escolha livros didáticos que trabalham a interdisciplinaridade

Vivemos em um mundo plural e tecnológico, com uma imensa variação de informações e possibilidades. 

Por isso, o livro didático utilizado em sala de aula deve estar alinhado às mudanças e propor inovações para garantir o pleno desenvolvimento e a formação integral de crianças e jovens.

Na hora de realizar a escolha, lembre-se de avaliar se os materiais têm um olhar atento para a abordagem interdisciplinar, isso fará com que o conhecimento seja integrado e ajudará a desenvolver alunos de uma geração dinâmica, curiosa e questionadora.

Para além do processo de alfabetização

De fato, o livro didático é indispensável para o processo de alfabetização em muitos aspectos, como a capacidade de atender às mais diversas necessidades em sala de aula. 

Mas não é só isso! 

É importante lembrar que esse recurso é um material de apoio e não deve ser o centro do processo. O estudante precisa ter outras fontes de consulta dentro e fora de sala para que a aula se torne mais dinâmica e prenda sua atenção, melhorando seu desempenho.

Após todo esse conteúdo e os detalhes que trouxemos acerca dos livros didáticos, aí vão alguns questionamentos:

  • Como identificar quais características um livro didático deve ter, considerando as necessidades da escola e dos alunos?
  • Você entende o potencial do livro para tornar as aulas mais flexíveis, com mais opções de conteúdo para engajar os estudantes?
  • Saberia como escolher um bom livro para o processo de alfabetização, que permitisse valorizar o contexto de ensino e aprendizagem da escola e as necessidades dos estudantes?

Sabemos que não são tarefas fáceis, mas não precisa se preocupar. A SM Educação ajuda você!

Soluções didáticas SM Educação

Conheça nossas soluções para cada segmento:

Livros didáticos para a Educação Infantil
Livros didáticos para o Ensino Fundamental - anos iniciais
Livros didáticos para o Ensino Fundamental - anos finais
Livros didáticos para o Ensino Médio
Por que escolher SM Educação

Com vasta experiência na elaboração de coleções didáticas, a SM Educação exerce um trabalho de contextualização dos conteúdos trabalhados às realidades dos estudantes, ao mesmo tempo em que contempla o desenvolvimento personalizado de atividades, textos, ilustrações e exercícios de fixação para que o professor escolha a melhor maneira de trabalhar a cada aula.

leia mais . 5 min
PNLD 2021 obras aprovadas: escolha SM Educação no Objeto 5
leia mais . 7 min
PNLD 2023: saiba como funciona e as recomendações para os anos iniciais do Ensino Fundamental
leia mais . 7 min
Escolas inovadoras: repensando soluções para uma formação integral
leia mais . 7 min
No PNLD 2021, promova o protagonismo juvenil com obras da SM Educação
leia mais . 8 min
Educamos: a escolha ideal para uma gestão escolar completa e eficiente
leia mais . 5 min
Educamos: a escolha ideal para uma gestão escolar completa e eficiente
O ecossistema da SM Educação que pode atuar como uma solução para todas as necessidades de gestão da escola de forma integrada à comunidade escolar.
leia mais
Formação continuada e capacitação
Formação continuada e capacitação de professores são investimentos essenciais para o desenvolvimento do trabalho.
leia mais
Soluções que você precisa conhecer
Planejamento estratégico escolar: saiba como a tecnologia pode apoiar

Com o objetivo de apoiar gestores a pensarem nos resultados de uma instituição de ensino a longo prazo, o planejamento estratégico escolar é um dos principais processos da gestão. Somado à tecnologia, essa importante etapa pode direcionar a escola para alcançar seus objetivos com mais rapidez e assertividade.

Apesar de ser um processo complexo, o planejamento estratégico é fundamental para qualquer unidade escolar e pode ser simplificado com o uso de novas tecnologias. 

Além de dar apoio ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas adequadas às necessidades da escola, o planejamento com o bom uso da tecnologia ainda garante clareza na definição de objetivos e melhor análise dos processos e resultados. 

Acompanhe este artigo para saber como utilizar o planejamento estratégico escolar e as plataformas digitais na transformação da gestão escolar. 

Benefícios do planejamento estratégico escolar com apoio da tecnologia

Com o impressionante avanço da tecnologia, é muito comum ver instituições de ensino deixando de realizar suas atividades manualmente para adotar ferramentas tecnológicas tanto na sala de aula quanto na gestão

Apostando em plataformas digitais que se adequam à realidade da escola, é possível usar a tecnologia para otimizar a gestão escolar, tornando os processos mais rápidos e assertivos. E isso influencia diretamente na captação e retenção de alunos, bem como no processo de tomada de decisões.

Veja abaixo outros benefícios do uso da tecnologia no planejamento estratégico:

Benefícios do planejamento estratégico escolar

Considere os desafios atuais da instituição no momento do planejamento

Já que você chegou até aqui, é importante lembrar que, para conseguir aproveitar o apoio da tecnologia no plano de ação escolar, é necessário conhecer sua atual realidade. 

Analise os desafios que a instituição enfrenta e como um melhor planejamento estratégico com apoio de tecnologia pode ajudar, especialmente no que diz respeito ao impacto na satisfação dos estudantes e famílias com os serviços da escola.

Como suporte para o setor da Educação, softwares e aplicativos de gestão escolar surgem para descomplicar os desafios do dia a dia. Com fácil acesso a informações, além de ferramentas pedagógicas específicas, esses recursos auxiliam no planejamento estratégico e na oferta de serviços de qualidade.

Pensando no bom uso dessas ferramentas para promover uma educação de qualidade e adequada aos desafios e objetivos da unidade de ensino, é importante que a escola permaneça em constante inovação. 

Portanto, lembre-se de utilizar a tecnologia a seu favor, explorando seu potencial, do plano de gestão escolar à realização das atividades em sala de aula.

Transformando a gestão escolar com o apoio da tecnologia 

Se a realidade da sala de aula já era de constante mudança, a pandemia do coronavírus e suas medidas de segurança trouxeram ainda mais urgência de adaptações para professores e gestores escolares.

Ou seja, com a nova realidade, escolas passaram a incluir mais  tecnologia educacional nas práticas pedagógicas, especialmente no plano de ação escolar. Mas para que alcancem resultados satisfatórios, essas instituições precisam seguir alguns passos:

Estabeleça metas e pontos de melhoria 

Antes de dar início à elaboração do plano estratégico a ser implementado, a escola precisa entender sua atual realidade e necessidades, estabelecendo aonde deseja chegar. Neste processo, a tecnologia e suas ferramentas, como sistemas e aplicativos, surgem como importantes aliadas.

Do mesmo modo, editores de textos e planilhas contribuem para a melhor visualização das pendências financeiras, da distribuição de tarefas e resultados obtidos em determinada ação. 

Além disso, existem softwares específicos para gestão escolar que automatizam várias tarefas das rotinas administrativa, econômica e acadêmica, de acordo com o perfil e preferências da escola. 

Acompanhe os resultados do planejamento estratégico 

Após definir os passos a serem tomados e os objetivos do plano de ação escolar, é hora de colocar o planejamento em prática e acompanhar os resultados das atividades. Nessa etapa, ferramentas de controle têm o apoio ideal para o gerenciamento de projetos. 

Mas por que investir em uma metodologia de organização? Além de oferecer uma visão total do planejamento estratégico, ela ainda torna possível entender as prioridades e como acompanhar, em tempo real, o calendário de execuções.

Na SM Educação, por exemplo, contamos com o Educamos, um excelente ecossistema integrado por soluções que incluem ferramentas para gestão escolar com funcionalidades configuráveis de acordo com as necessidades específicas de cada escola. O objetivo é proporcionar:

  • Gerenciamento e otimização de processos: acadêmicos e financeiros.
  • Comunicação eficaz com a comunidade acadêmica.
  • Gestão de informações de ensino e aprendizagem.
  • Trabalho baseado na cultura de gestão de dados e informações.

Portanto, no Educamos, você pode contar com a integração a diversas ferramentas para alcançar esses objetivos, como aplicativos de comunicação e agenda para professores, alunos e pais, Office 365, banco de dados com geração de relatórios e muito mais. Conheça!

Conte sempre com a SM Educação

Hoje, é indispensável tomar decisões e adotar métodos para aprimorar a administração escolar, tendo como base dados objetivos e métricas reais. Isso se dá não apenas no gerenciamento de recursos, mas também no acompanhamento do desempenho dos alunos.

A SM Educação apoia a escola em todos os momentos, oferecendo diversos materiais que podem facilitar esse processo e garantir o sucesso de seu trabalho. 

Acesse a plataforma
leia mais . 5 min
Gestão escolar democrática: o que é e como colocar em prática
leia mais . 4 min
Tendências educacionais digitais: 6 práticas para ficar de olho
leia mais . 7 min
Planejando aulas na primeira semana de 2021
leia mais . 3 min
O que aprendemos na educação em 2020 e como planejar 2021
leia mais . 5 min
PNLD Literário 2020: confira a lista de obras aprovadas
leia mais . 8 min
Os benefícios do ensino a distância e como potencializar as aulas on-line
Mesmo que ainda exista certa resistência referente ao ensino a distância, é impossível negar que essa modalidade de ensino oferece grandes benefícios.
leia mais
Precisa de ajuda? Conte com nossa
equipe de especialistas
Estamos aqui como uma consultoria educacional que deseja ser uma parceira em todos os momentos.
Que tal agendar uma conversa? Preencha os campos abaixo e entraremos em contato!












    Utilizamos cookies e outras tecnologias proprietárias e de terceiros para operar corretamente e com segurança o nosso site e personalizar o seu conteúdo. Nós também os usamos para analisar sua experiência de navegação e para adaptar a publicidade aos seus gostos e preferências. Política de cookies

    Configurar ou Rejeitar Aceitar todos