Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem

PNLD 2024 Objeto 1: 8 obras didáticas para uma atuação bem-sucedida nos Anos Finais

Com o sistema de escolha aberto até o dia 23 de agosto de 2023, você já sabe o que considerar na escolha das obras do PNLD 2024? Antes de mais nada, é importante lembrar que o Ensino Fundamental – Anos Finais (6° ao 9° ano) propõe novos desafios aos estudantes, apoiando o processo de independência e a construção saudável do senso de responsabilidade. 

No entanto, para que essas competências e habilidades sejam alcançadas, a instituição de ensino deve estar preparada para promover uma adaptação tranquila nessa nova realidade, munida de materiais didáticos de qualidade e referência comprovada. É aí que entra o PNLD dos Anos Finais. 

Desta vez, a estrutura do Programa Nacional do Livro Didático será dividida em três objetos de escolha, como indicado abaixo:

Objetos PNLD 2024

Estamos, agora, no período de escolha do Objeto 1, etapa em que a sua escola terá a missão de ampliar o repertório didático, concedendo ao professor o suporte necessário para fazer da sala de aula um espaço de progresso.

Além disso, essa é a oportunidade ideal para fazer como as mais de 17 mil escolas adotantes dos livros da SM Educação (resultando no atendimento de quase 14 milhões de alunos) e contar com obras aprovadas no momento de escolha.  Acompanhe este artigo e saiba o porquê.

Obras didáticas aprovadas no PNLD 2024 – Objeto 1

No Objeto 1 – Obras Didáticas, as coleções de cada componente curricular serão compostas por Livro impresso do Estudante, Livro digital-interativo do Estudante, Manual impresso do Professor e Manual digital-interativo do Professor.

Neste cenário de mudanças, a SM Educação já teve suas obras aprovadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e está pronta para oferecer às escolas públicas do Brasil o suporte necessário para guiar uma geração alinhada às novas experiências de aprendizado. 

Ao todo, são 8 obras didáticas aprovadas que fazem parte de um catálogo de qualidade, reconhecimento e temas de relevância para o desenvolvimento dos alunos.

Geração Alpha – 100% de aprovação no PNLD 2024

Dotada dos mais de 85 anos de experiência educacional da SM, a coleção Geração Alpha foi 100% aprovada no PNLD 2024 – Anos Finais.

As obras trabalham as áreas do conhecimento de maneira integral, indo além do aprendizado didático, desenvolvendo competências cognitivas e socioemocionais que serão as bases para a formação de cidadãos preparados para os desafios do cotidiano.

Veja, a seguir, as melhores escolhas no Objeto 1 do PNLD voltado aos Anos Finais:

Geração Alpha Língua Portuguesa

A coleção “Geração Alpha Língua Portuguesa” promove o desenvolvimento da língua com a articulação da ação docente a partir dos eixos: leitura, produção de texto, oralidade, análise linguística/semiótica

Os textos da obra atuam como norteadores na criação de espaço para debates, reflexões e letramento dos estudantes. O principal objetivo é o ensino dos conhecimentos que mobilizam situações de comunicação nas instâncias de leitura, escuta e produção de texto (escritos ou orais). 

Geração Alpha Língua Portuguesa

Geração Alpha Matemática

A coleção “Geração Alpha Matemática” assume compromisso com o letramento matemático ao desenvolver competências e habilidades de raciocinar, relacionar, representar, comunicar e argumentar matematicamente.

A obra aborda a matemática como uma ciência com características próprias de investigação presente nas mais diversas situações da vida social, assegurando que os estudantes reconheçam a importância dos conhecimentos matemáticos no desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, além de estimular a apuração.

Geração Alpha Matemática

Geração Alpha Ciências

“Geração Alpha Ciências” utiliza linguagem e conceitos científicos, com temas e atividades diversificados, contribuindo para os estudantes construírem uma nova forma de ler e interpretar o mundo.

A obra apresenta aos alunos dos Anos Finais ideias e conceitos epistemológicos no contexto investigativo, contribuindo no desenvolvimento de competências relacionadas à resolução de problemas, análise de informações, argumentação e tomada de decisão baseada em fatos.

Geração Alpha Ciências

Geração Alpha História

Em relação à “Geração Alpha História”, o conhecimento histórico é tratado como lugar de compreensão do EU, do OUTRO e do NÓS e da análise dos papéis sociais desempenhados pelos diferentes sujeitos em diferentes tempos históricos.

Esta coleção, além de considerar essencial o trabalho com os conteúdos disciplinares, traduzidos em conhecimentos acumulados pelas diversas sociedades ao longo do tempo, pensa na formação daqueles que terão de tomar decisões e agir em um mundo em permanente mudança.

Geração Alpha História

Geração Alpha Geografia

Entendendo o espaço geográfico como aquele historicamente produzido pelas sociedades humanas, “Geração Alpha Geografia” oferece condições para os estudantes refletirem sobre suas próprias relações sociais e suas relações com o meio, permitindo maior capacidade de participação social.

O ensino da geografia apresentado incentiva o questionamento sobre apropriação e a transformação da natureza, a organização dos territórios, a transformação dos lugares e as relações entre o local, o regional, o nacional e o global.

Geração Alpha Geografia

Alive!

Compreendendo o ensino da Língua Inglesa como uma atividade social sempre em movimento, “Alive!” permite o engajamento dos estudantes ao envolvê-los na construção de conhecimentos que contribuem para o exercício da cidadania e favorecem a relação cultural de diferentes falantes da Língua Inglesa.

A intencionalidade da obra é oferecer aos professores e estudantes uma relação no uso prático da língua, considerando contextos de falantes não nativos. Isso significa reconhecer as variações na pronúncia e escrita em diferentes países.

Alive!

It Fits

Tendo o ensino de inglês como uma oportunidade de acesso ao conhecimento de diferentes áreas, a coleção “It Fits” distribui os conteúdos de forma que os estudantes possam avançar do nível mais básico até o intermediário (ou pré-intermediário).

A obra apresenta temas do interesse da faixa etária de cada ano e permite ajustes em casos de estudantes com maior vantagem linguística em relação à maioria. O conteúdo foi elaborado com o cuidado de apresentar abordagem intercultural, ampliando a visão de mundo e respeitando as culturas de diferentes povos.

It Fits

Rumos da Arte

Desenvolver o olhar crítico para a arte é um dos principais objetivos da coleção “Rumos da Arte”, que explora a arte como componente curricular e sua relação com a história e a sociedade.

Sua proposta valoriza os conhecimentos prévios do estudante e, a partir da abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), contextualiza os desafios atuais do mundo, desenvolve habilidades e valores, como o respeito à diversidade cultural, além de permitir a troca de ideias na sala de aula.

Rumos da Arte

O sucesso da sua escola no Ensino Fundamental – Anos Finais está estreitamente ligado à SM Educação

Orientar a escola para um ensino transformador é o caminho que a SM Educação proporciona para manter a satisfação da comunidade escolar e garantir uma educação integral.

É pensando nisso que, presentes em 10 países e com uma equipe altamente comprometida, mantemos, até hoje, nosso espírito de origem e propósito. Queremos cuidar da educação e  promover a qualidade no ensino.

No PNLD 2024 – Anos Finais, não poderia ser diferente. Continuaremos empenhados em ofertar recursos didáticos que estimulem o desenvolvimento das habilidades em sala de aula, como é o caso das obras listadas acima: aprovadas no Objeto 1 do programa pela capacidade de guiar uma geração alinhada às novas experiências de aprendizado.

Faça a sua escolha no Objeto 1 – Obras Didáticas antes do período de seleção se encerrar e garanta uma atuação bem-sucedida nos Anos Finais

PNLD 2024 obras aprovadas

 

Este é um conteúdo produzido pelos especialistas da SM Educação. Aproveite o melhor apoio pedagógico com diversas informações indispensáveis sobre tendências educacionais, soluções para gestão, relacionamento e planejamento escolar.
SM Educação
Artigos relacionados
3 maneiras de incluir a tecnologia na educação dos jovens
O uso de tecnologia na educação tem aumentado bastante, principalmente entre os jovens. Seja no intervalo das aulas, seja durante as atividades de ensino, eles estão sempre cone... Leia mais
4 dicas para fazer uma campanha de matrículas de sucesso!
Uma eficiente campanha de matrículas é essencial para atrair novos alunos, manter os antigos e passar confiança para os pais que pretendem matricular seus filhos na escola. Por ... Leia mais
4 estratégias para combater a evasão escolar
A educação é recheada de desafios para quem escolheu essa área de atuação profissional. Hoje, um dos maiores enfrentamentos para o qual a gestão escolar precisa arranjar soluçõe... Leia mais