Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem
Ativação de licenças dos livros da SM Educação
Confira nesta página como ativar as licenças de cada livro adquirido da SM Educação, seja na plataforma SM Aprendizagem ou pelo Educamos - Gestão Escolar.

Acompanhe, a seguir, o passo a passo correto para o seu perfil e aproveite!
SM Aprendizagem
Educamos Gestão Escolar
SM Aprendizagem
A partir de agora, acompanhe cada etapa de ativação de livros no SM Aprendizagem.

Atenção: cada tipo de usuário tem uma rota distinta. Logo, selecione ao lado se você é professor ou aluno para conseguir concluir o processo corretamente.
Para alunos
Para professores
  • 1 - 14
    Primeiro Passo

    Criando seu usuário
    Acesse a plataforma SM Aprendizagem clicando aqui. Em seguida, clique em “Registre-se” e, então, no botão “Alunos”.

    Serão quatro passos para a criação do registro de aluno e, por fim, deve-se realizar a confirmação da conta.

  • 2 - 14
    Segundo Passo

    Seleção do país
    Selecione Brasil e em seguida clique no botão Próximo.

  • 3 - 14
    Terceiro Passo

    Dados do tutor legal
    Neste passo deverão ser preenchidos os dados do tutor legal do aluno. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), todo usuário menor de idade precisa de um tutor legal ciente e responsável pelo acesso.

  • 4 - 14
    Quarto Passo

    Dados do aluno
    Neste passo deverão ser preenchidos os dados básicos do aluno e indicado o idioma de preferência para a plataforma.

    Além disso, será preciso informar qual o colégio do aluno. Para isso, escolha o estado e a localidade (cidade) – para facilitar a busca, digite as letras iniciais do estado ou município.

    Por fim, no campo de busca comece a digitar o nome do colégio até encontrá-lo nos resultados da busca.

    Depois, basta clicar sobre o nome da instituição de ensino para selecioná-la e avançar.

  • 5 - 14
    Quinto Passo

    Dados de acesso para o aluno
    Neste passo será confirmado qual usuário e senha de acesso o aluno deseja ter.

    É necessário que a senha tenha no mínimo oito caracteres, sendo ao menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.

  • 6 - 14
    Sexto Passo

    Para prosseguir, será necessário aceitar os dados legais por meio da opção “Eu li e aceito a política de privacidade e condições de uso” e também responder à pergunta de segurança.

  • 7 - 14
    Sétimo passo

    Agora, basta clicar em “Finalizar registro” para criar a conta do aluno.

    Nesse momento, será enviado um e-mail para o tutor, que deverá confirmar a criação da conta.

  • 8 - 14
    Oitavo Passo

    Para confirmar a conta do aluno, o tutor deverá acessar sua caixa de correio e localizar a mensagem enviada pela plataforma SM Aprendizagem.

    Veja o exemplo ao lado.

  • 9 - 14
    Nono Passo

    Ao clicar no botão “Confirmar e-mail”, o usuário será direcionado para o browser de internet, onde o processo será concluído.

    A página ao lado deverá ser exibida.

  • 10 - 14
    Décimo Passo

    Cadastrando livros
    Acesse a plataforma clicando aqui. Em seguida, clique no botão Entrar para ser direcionado à página principal do SM Aprendizagem, onde o aluno deverá inserir os dados de acesso.

  • 11 - 14
    Décimo primeiro Passo

    Após acessar a plataforma, o aluno deverá inserir os livros.

    Para isso, basta clicar no botão Códigos ou licenças.

  • 12 - 14
    Décimo segundo Passo

    Nesse momento, será aberto um pop-up, no qual o aluno deverá digitar a licença do livro adquirido, selecionar a opção “Eu li e aceito as Condições de uso do produto”, e então clicar no botão Validar.

  • 13 - 14
    Décimo terceiro Passo

    Após validar a licença, será exibida a capa do livro e algumas informações, confirmando a ativação correta da licença.

  • 14 - 14
    Último Passo

    Por fim, clique em Continuar para seguir adicionando outras licenças, ou feche o pop-up para retornar à tela principal, onde serão listados todos os livros adicionados.

  • 1 - 13
    Primeiro Passo

    Criando seu usuário
    Acesse a plataforma SM Aprendizagem clicando aqui, clique em “Registre-se” e, então, clique no botão “Professores”.

    Serão três passos para a criação do registro de professor e, por fim, deve-se realizar a confirmação da conta.

  • 2 - 13
    Segundo Passo

    Seleção do país
    Selecione “Brasil” e em seguida clique no botão “Próximo”.

  • 3 - 13
    Terceiro Passo

    Dados do professor
    Neste passo deverão ser preenchidos os dados básicos do professor e indicado o idioma de preferência para a plataforma.

    Além disso, será preciso informar qual o colégio do professor. Para isso, escolha o estado e a localidade (cidade) – para facilitar a busca, digite as letras iniciais do estado ou município. Por fim, no campo de busca comece a digitar o nome do colégio até encontrá-lo nos resultados da busca. Depois, basta clicar sobre o nome da instituição de ensino para selecioná-la e avançar.

  • 4 - 13
    Quarto Passo

    Dados de acesso
    Neste passo será confirmado qual usuário e senha de acesso o professor deseja ter.

    É necessário que a senha tenha no mínimo oito caracteres, sendo ao menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.

  • 5 - 13
    Quinto Passo

    Para prosseguir, será necessário aceitar os dados legais por meio da opção “Eu li e aceito a política de privacidade e condições de uso” e também responder à pergunta de segurança.

  • 6 - 13
    Sexto Passo

    Agora, basta clicar em Finalizar registro para criar a conta do professor. Neste momento, será enviado um e-mail para o seu endereço para que você confirme a criação da conta.

  • 7 - 13
    Sétimo Passo

    Confirmação da conta
    Para confirmar a conta, acesse sua caixa de correio e localize a mensagem enviada pela plataforma SM Aprendizagem.

  • 8 - 13
    Oitavo Passo

    Ao clicar no botão “Confirmar e-mail”, o usuário será direcionado para o browser de internet, onde o processo será concluído.

  • 9 - 13
    Nono Passo

    Cadastrando livros
    Ao entrar na plataforma clicando aqui, clique no botão “Entrar” para ser direcionado para a página principal do SM Aprendizagem, onde o professor deverá inserir os dados de acesso.

  • 10 - 13
    Décimo Passo

    Após acessar a plataforma, o professor deverá inserir os livros. Para isso, basta clicar no botão “Códigos ou licenças”.

  • 11 - 13
    Décimo primeiro Passo

    Neste momento, será aberto um pop-up onde o professor deverá digitar a licença do livro, selecionar a opção “Eu li e aceito as condições de uso do produto”, e então clicar no botão “Validar”.

  • 12 - 13
    Décimo segundo Passo

    Após validar a licença, será exibida a capa do livro e algumas informações, confirmando a ativação correta da licença.

  • 13 - 13
    Último Passo

    Por fim, clique em “Continuar”, para seguir adicionando outras licenças, ou feche o pop-up para retornar à tela principal, onde serão listados todos os livros adicionados.

Educamos Gestão Escolar
A partir de agora, acompanhe, em uma série de 10 passos, cada etapa de ativação de livros no Educamos - Gestão Escolar.
  • 1 - 10
    Primeiro Passo

    Atenção! Primeiramente, abra o convite enviado por e-mail pela sua escola com os respectivos dados de acesso do seu filho.

    Caso não tenha recebido ainda o e-mail com os dados de acesso, solicite-o à escola.

    Em seguida, clique no link de acesso do Educamos que consta na mensagem.

  • 2 - 10
    Segundo Passo

    Agora, na página que é aberta, preencha o Usuário e a Senha fornecidos no e-mail e, em seguida, clique em “Acesso”.

  • 3 - 10
    Terceiro Passo

    Defina a senha obedecendo os critérios de segurança:
    letras maiúsculas e minúsculas + número ou caracteres especiais, totalizando 8 caracteres.

    Defina também uma pergunta e uma resposta de segurança.

  • 4 - 10
    Quarto Passo

    Para continuar, você deverá ler e concordar com os “termos de uso e politica de privacidade”.

    Para concluir o acesso, clique em “Armazenar”.

  • 5 - 10
    Quinto Passo

    Será apresentada uma mensagem para você confirmar e atualizar seus dados pessoais.

    Se desejar fazer a atualização clique em “Sim”. Caso não deseje realizar agora, clique em “Fechar”.

  • 6 - 10
    Sexto Passo

    Para acessar a área com os livros digitais clique em “Componentes Curriculares” no menu lateral esquerdo.

    Clique, na sequência, sobre a capa do livro em que deseja adicionar a licença.

  • 7 - 10
    Sétimo Passo

    Agora, insira a licença digital que você recebeu por e-mail ou, caso tenha um livro físico, use a licença localizada na contracapa do livro.

    Leia e aceite os termos de uso do produto.

    Clique em “Ativar” para acessar o livro digital.

  • 8 - 10
    Oitavo Passo

    Após realizar a ativação de cada livro, você receberá um e-mail com a confirmação da aceitação.

    Observe que neste e-mail estará também as orientações para você aceitar e liberar a exibição dos dados de identificação de seu filho para os respectivos professores no Educamos.

    Esse acesso deverá ser realizado com os dados de acesso de Responsável, que também serão fornecidos pela escola.

  • 9 - 10
    Nono Passo

    Para visualizar o conteúdo de cada livro, basta clicar sobre a opção “Componentes curriculares” no menu esquerdo e, em seguida, clicar sobre a capa do livro.

  • 10 - 10
    Último Passo

    Após clicar sobre a capa do livro, será aberta uma nova aba/janela com o conteúdo do livro digital. Aproveite!

Utilizamos cookies e outras tecnologias proprietárias e de terceiros para operar corretamente e com segurança o nosso site e personalizar o seu conteúdo. Nós também os usamos para analisar sua experiência de navegação e para adaptar a publicidade aos seus gostos e preferências. Política de cookies

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos