Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem

Guia do PNLD 2023 Objeto 4: o que a escola deve escolher?

O edital do PNLD 2023 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 12 de junho de 2021, e indica as condições, normas e formatos adequados que os livros didáticos devem seguir para que possam se candidatar ao processo de seleção pelas escolas.

Essa edição aborda a compra de livros didáticos para professores e alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e apresenta mudanças quando comparada ao PNLD de 2019, que era destinado à mesma faixa etária. 

Veja como está a organização em objetos:

Objetos do PNLD 2023

Neste guia completo, você vai entender o que esperar para as obras pedagógicas no próximo ano e tudo o que o novo edital do programa reserva para o Objeto 4, o qual estamos caminhando para o momento de escolha.

As principais mudanças para os Anos iniciais do Ensino Fundamental

A mudança mais significativa, segundo o MEC, foi no foco do edital, que agora prioriza as áreas de Português e Matemática traz ênfase aos conteúdos de alfabetização

Nesse sentido, o PNLD 2023 apresenta uma inclusão digital que aparece com uma força maior no Objeto 4*, incluindo videotutoriais, materiais digitais e audiovisuais para Português, Matemática, Arte, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. 

* Os Recursos Educacionais Digitais propostos nesta etapa visam ampliar os recursos pedagógicos, apoiando um trabalho mediado por tecnologias.  Em relação às Obras Pedagógicas, focam as avaliações educacionais e são exclusivas para professores e gestores.

Esse é o maior volume de conteúdos digitais já incluído no programa. Até o ano passado, apenas os livros digitais para professores eram comuns, agora expandido também aos alunos.

Outro ponto de destaque do PNLD 2023 é que o conteúdo digital deve conter paginação correspondente ao físico. Isso permite que, ao ouvir “abram o livro na página 10”, tanto os alunos utilizando o livro físico quanto aqueles que utilizam o digital possam abrir na mesma página. 

Sendo assim, no momento de escolha do material didático, as escolas devem se atentar à qualidade tanto do conteúdo físico quanto do digital.

No PNLD 2023 – Objeto 4, Aprender Juntos é a primeira opção das melhores escolas

Destinada à escolha das obras pedagógicas para professores e gestores e recursos educacionais digitais, essa é a etapa em que a sua escola deverá contar com materiais completos e 100% aprovados. 

Para facilitar essa escolha, apresentaremos neste artigo a coleção Aprender Juntos, da SM Educação, que oferece um grande e importante diferencial na performance dos professores e no resultado de aprendizagem dos estudantes.

Apenas no último programa voltado aos Anos Inicias do Ensino Fundamental, foram mais de 7 milhões de exemplares escolhidos e 19 mil escolas adotando os materiais. Acompanhe e descubra os motivos.

Aprender Juntos Avaliações Educacionais

Este é um material pensado e escrito com o propósito de falar com Gestores e Educadores sobre a avaliação, suas diferentes formas e funções e seu papel no processo de ensino e aprendizagem. 

Contemplando as bases teóricas que norteiam os processos avaliativos, a coleção tem uma preocupação em discutir estratégias pensando na escola, no município, no estado, no país e no mundo, e como elas podem impactar o dia a dia na sala de aula e nas famílias.

Veja os principais destaques:

  • Capítulos que dialogam com o leitor, relatando experiências vividas e propondo reflexões aos agentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
  • Orientação para a prática, apresentando exemplos, alternativas e estratégias úteis para a implementação de ações.
  • Capítulo voltado para o trabalho envolvendo a família, promovendo um ambiente de diálogo e compromisso com os objetivos educacionais.

Aprender Juntos Avaliações Educacionais

Aprender Juntos Geografia e História

Para a coleção de Geografia e História, os Recursos Educacionais Digitais foram elaborados com o intuito de complementar e aprofundar a abordagem dos conteúdos curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituindo uma valiosa ferramenta de suporte à prática pedagógica.

Contendo 5 materiais digitais, 25 audiovisuais e um videotutorial, as obras ampliam e aprofundam as possibilidades de trabalho com as competências e habilidades estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular para o trabalho com os componentes curriculares que integram a área de Ciências Humanas.

Confira algumas das ofertas do material:

  • Proposta de sequenciamento temporal para o trabalho com os Recursos Educacionais Digitais que compõem a coleção.
  • Oito sequências didáticas por volume que contemplam atividades e abordagens importantes para o desenvolvimento de unidades temáticas.
  • Relatórios e indicadores do acompanhamento da aprendizagem com orientações sobre como organizar em tabelas os dados obtidos nas avaliações dos estudantes.
  • Catálogo dos audiovisuais que oferece suporte aos professores para que explorem, com autonomia, cada audiovisual da coletânea. 

Aprender Juntos História e Geografia

Aprender Juntos Ciências

Também presente na categoria de Recursos Educacionais Digitais do Objeto 4 do PNLD 2023, essa coleção tem como objetivo apresentar propostas que dão autonomia aos educadores, se adaptando à realidade de cada ambiente e colaborando na criação de novas formas de abordar antigas questões.

Cada volume apresenta propostas de instrumentos pedagógicos, com planos de desenvolvimento, sequências didáticas e indicadores de acompanhamento da aprendizagem, bem como um catálogo dos audiovisuais que compõem a coletânea de cada ano.

Abaixo, listamos os pontos fortes da coleção:

  • Plano de desenvolvimento que possibilita verificar em que bimestre, trimestre ou semestre do ano letivo um audiovisual ou uma sequência didática pode ser trabalhada.
  • As sequências didáticas disponibilizadas possibilitam ao professor ampliar e diversificar o trabalho realizado em sala de aula. 
  • Relatórios e indicadores para auxiliar o professor no acompanhamento da aprendizagem dos alunos. 
  • Catálogo audiovisual com temas diversos do universo das Ciências da Natureza, trazendo desde vídeos com especialistas até animações de conteúdo relevante.

Aprender Juntos Ciências

Levando tudo isso em consideração, Aprender Juntos é a escolha certa para escolas que têm como objetivo adotar obras pedagógicas e recursos educacionais digitais que colocam o aluno no centro de aprendizagem.

As obras aprovadas no Objeto 4 já estão disponíveis para conferência em nosso site oficial do PNLD, onde você encontra mais informações sobre o programa, sobre a editora e sobre outros objetos para os Anos Iniciais. 

Acesse o banner abaixo para apoiar e enriquecer o trabalho docente, visando uma educação de qualidade comprovada.

Coleção Aprender Juntos para o PNLD 2023 - Objeto 4

Este é um conteúdo produzido pelos especialistas da SM Educação. Aproveite o melhor apoio pedagógico com diversas informações indispensáveis sobre tendências educacionais, soluções para gestão, relacionamento e planejamento escolar.
SM Educação
Artigos relacionados
3 maneiras de incluir a tecnologia na educação dos jovens
O uso de tecnologia na educação tem aumentado bastante, principalmente entre os jovens. Seja no intervalo das aulas, seja durante as atividades de ensino, eles estão sempre cone... Leia mais
4 dicas para fazer uma campanha de matrículas de sucesso!
Uma eficiente campanha de matrículas é essencial para atrair novos alunos, manter os antigos e passar confiança para os pais que pretendem matricular seus filhos na escola. Por ... Leia mais
4 estratégias para combater a evasão escolar
A educação é recheada de desafios para quem escolheu essa área de atuação profissional. Hoje, um dos maiores enfrentamentos para o qual a gestão escolar precisa arranjar soluçõe... Leia mais