Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem

O que é o exame TOEFL, a solução do UDP Bilingual Program

Exame TOEFL: a melhor forma de comprovar a proficiência do aluno na língua inglesa 

O exame TOEFL é o mais amplamente aceito e reconhecido no mundo. Neste contexto, o TOEFL PRIMARY e o TOEFL Junior são os primeiros passos no caminho de um estudante da língua inglesa.  

A ETS (Educational Testing Service) é a maior organização privada de testes e certificações educacionais do mundo. Ela desenvolve, administra e corrige os testes que serão aplicados globalmente. 

A instituição visa o avanço da qualidade e igualdade na educação, propiciando avaliações justas e de reconhecimento internacional. Além disso, seus produtos e serviços medem o conhecimento e as habilidades, promovem o aprendizado e a performance dos estudantes e, portanto, auxiliam o desenvolvimento educacional e profissional do ser humano. 

Mas para que haja essa validação ao redor do mundo, todos os testes aplicados precisam seguir rigorosamente cada um dos critérios estabelecidos. Acompanhe este artigo e saiba por onde começar.

O que significa TOEFL? 

TOEFL significa Test of English as a Foreign Language (Teste de inglês como língua estrangeira). O exame comprova a proficiência do aluno na língua inglesa no momento específico de seu processo de aprendizagem. 

 

Conte com a SM Educação para aplicar o TOEFL

Agora que você já conhece o significado e sua organização, vai gostar de saber que o TOEFL faz parte das soluções que compõem o programa bilíngue da SM Educação, UDP Bilingual Program. 

Neste caso, o exame TOEFL Primary é oferecido ao final do 5º ano, enquanto o TOEFL Junior é aplicado ao final do 9º, como fechamento destas etapas e sem nenhum custo adicional às famílias. 

Essa é a oportunidade de um primeiro contato com uma prova de inglês que é aplicada no mundo todo. Por isso, a solução tem como principais objetivos:  

  • Entender em qual ponto de progressão linguística do idioma adicional os estudantes se encontram ao término de um ciclo escolar; 
  • Documentar o aprendizado e uso da língua adicional dos estudantes ao final de ciclos; 
  • Buscar validação externa da qualidade do programa em andamento. 

 

Nesta certificação, não há aprovação e reprovação, somente busca-se um indicativo de onde o estudante se encontra no caminho da sua evolução com a língua inglesa. 

O TOEFL fornece um diagnóstico das habilidades linguísticas de cada aluno em relação a um padrão internacional amplamente reconhecido. Através de descritores, o aluno é avaliado sobre o que já sabe fazer, bem como apresenta os pontos que devem ser melhorados.  

Onde e quando são realizados os testes? 

Os testes TOEFL Primary e TOEFL Junior são aplicados na própria escola. Entretanto, para que a sua escola seja um centro aplicador destes exames, a ETS lista uma série de pré-requisitos a serem seguidos, e o UDP Bilingual Program disponibiliza um cronograma para que todos envolvidos neste processo estejam aptos para a aplicação do exame e alcance da certificação.

A data e horário da aplicação são definidas pela gestão escolar, podendo acontecer de setembro ao início de dezembro. Uma vez enviados os dados para a inscrição dos alunos e formalização dos processos em junho, não é permitido fazer alterações. 

Para garantir que as escolas possam aplicá-los, a assessoria pedagógica da UDP acompanha cada uma das etapas propostas no cronograma, orientando as etapas, processos, prazos e preparação dos alunos ao longo do ano para que os testes aconteçam. 

Orientações para aplicadores 

Todas as pessoas que atuarão no dia de aplicação dos testes precisam obter um certificado de aplicador disponibilizado pela ETS. É uma prova em português, sobre os processos envolvidos e permitidos no dia: 

Assim, além dos professores de inglês, outros atores da escola precisam também se envolver para garantir que o número mínimo de aplicadores exigido seja atingido. Coordenação, direção, professores regentes, responsável por TI, secretaria e monitores podem obter a certificação de aplicador e participar deste momento.  

Orientações para alunos 

O UDP Bilingual Program traz materiais prontos para os professores usarem em sala com as suas turmas para que possam se familiarizar com a estrutura do teste. Esse preparo acontece ao longo do ano, especialmente porque o exame TOEFL avalia temas do dia a dia dos alunos

Assim, tudo o que é trabalhado em sala se torna repertório para o teste: ambiente escolar, família, esportes, alimentação e mais. 

Os alunos precisam saber quais habilidades serão cobradas e os tipos de questões, pois é um formato de prova diferente da que comumente oferecemos nas escolas regulares. Dessa forma, o estudante chega para a avaliação conhecendo a estrutura e o tempo do exame. 

Exemplo: havendo essa prática antecipada, o aluno saberá que o gabarito deve ser preenchido a lápis e simultaneamente à prova, que não é permitido escrever no caderno de questões e que somente lápis, borracha e apontador são permitidos na sala no dia do teste.  

No dia do exame TOEFL 

Os testes são enviados para as escolas de acordo com os alunos inscritos, cerca de uma semana antes da data de aplicação. 

No dia do exame TOEFL, um supervisor direcionado pela ETS acompanha a aplicação de cada uma das instituições, seja presencialmente ou remotamente. Ele verifica se as salas foram mapeadas e preparadas pelos aplicadores, a quantidade de testes, a chegada dos alunos e todos os direcionamentos que serão dados.

 

Ao término, os testes são lacrados e a escola deve enviá-los para correção. Posteriormente, os certificados e relatórios serão encaminhados para as escolas para a entrega aos alunos.   

Números da SM Educação desde a primeira aplicação do TOEFL 

Todos os alunos que adquirem o programa da UDP no 5º e no 9º ano podem se inscrever e participar dos testes.  

Em 2023, por exemplo, o UDP Bilingual Program superou a média nacional. O programa registrou 231 com resultados acima da média nacional na habilidade de leitura (Reading) e 150 na habilidade de escuta (Listening) do TOEFL Primary, além de 69 alunos acima da média estabelecida para o TOEFL Junior

Cronograma TOEFL 2024 

Para que seja possível a aplicação dos testes em 2024, há várias etapas que precisam ser seguidas pelas escolas aplicadoras. Veja o cronograma:

Em resumo, o sucesso no TOEFL é perfeitamente alcançável com a preparação certa e as estratégias adequadas. 

Seguindo as dicas abordadas neste artigo, você estará mais equipado para enfrentar o exame com confiança. Então, não perca a oportunidade de preparar-se de forma assertiva, explorando as soluções que a SM Educação pode oferecer para o pleno desenvolvimento do estudante da língua inglesa.

Click to rate this post!
[Total: 2 Average: 5]
Este é um conteúdo produzido pelos especialistas da SM Educação. Aproveite o melhor apoio pedagógico com diversas informações indispensáveis sobre tendências educacionais, soluções para gestão, relacionamento e planejamento escolar.
SM Educação
Artigos relacionados
3 maneiras de incluir a tecnologia na educação dos jovens
O uso de tecnologia na educação tem aumentado bastante, principalmente entre os jovens. Seja no intervalo das aulas, seja durante as atividades de ensino, eles estão sempre cone... Leia mais
4 dicas para fazer uma campanha de matrículas de sucesso!
Uma eficiente campanha de matrículas é essencial para atrair novos alunos, manter os antigos e passar confiança para os pais que pretendem matricular seus filhos na escola. Por ... Leia mais
4 estratégias para combater a evasão escolar
A educação é recheada de desafios para quem escolheu essa área de atuação profissional. Hoje, um dos maiores enfrentamentos para o qual a gestão escolar precisa arranjar soluçõe... Leia mais