Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem

Aprender Juntos: a melhor coleção didática do PNLD 2023 – Anos Iniciais

O sistema para a escolha das obras didáticas do PNLD 2023 – Anos Iniciais já está aberto. Sendo assim, teve início o processo da adesão de uma coleção didática nas escolas públicas de todo o Brasil, o qual deve passar por um rigoroso critério de qualidade. E a coleção didática Aprender Juntos, da SM Educação, é a melhor escolha neste cenário.

Os conteúdos inovadores e conectados ao universo infantil de Aprender Juntos já apoiaram mais de 19 mil escolas no desenvolvimento de competências socioemocionais, e também possibilitou que as escolas realizassem excelente trabalho educativo com os seus alunos. 

Os livros desta coleção irão nortear todo o processo de aprendizagem dos alunos de forma integrada, algo que, especialmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental, exige uma atenção ainda maior. Continue neste artigo para entender quais critérios seguir para adotar uma coleção didática e o porquê Aprender Juntos é a melhor escolha neste cenário.

Coleção didática: uma integração necessária

Quando a escola opta por uma coleção didática única para todos os componentes curriculares, há uma série de vantagens decisivas para um aprendizado sólido, integral e eficaz. Os livros da coleção Aprender Juntos trazem todas essas vantagens – e muito mais. Descubra quais são as principais:

Vantagens de uma coleção didática completa no PNLD 2023

Com essas vantagens, uma escola que opta por uma coleção didática completa está à frente na qualidade de ensino, respeitando as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Principais critérios de escolha de um material didático

Dada a importância de ter à disposição uma coleção didática completa na instituição de ensino, é hora de entender os critérios a serem considerados na hora de escolher essas obras essenciais para o aprendizado. 

Dentre os pontos importantes de análise, destacam-se cinco fundamentais:

  1. Boa diagramação das obras, facilidade na leitura e a compreensão pelos professores e alunos;
  2. Livros do professor facilitados, com propostas de avaliação de acordo com o conteúdo abordado e que passem pelos níveis cognitivos de complexidade;
  3. Ir além do ensino dos componentes curriculares e abordar competências socioemocionais, propondo um ensino integral para além da sala de aula;
  4. Propostas de atividades dinâmicas e que estimulem o protagonismo do aluno;
  5. Indicação de conteúdos complementares ao proposto no livro e se os conteúdos do livro, como textos, imagens e assuntos, são atuais.

Quer ter acesso a todas essas vantagens na coleção didática escolhida agora que o sistema está aberto? A SM Educação tem a solução perfeita: Aprender Juntos, a coleção 100% aprovada no PNLD 2023 – Anos Iniciais.

Aprender Juntos é a coleção didática completa para a sua escola

Aprender Juntos é a melhor coleção didática do PNLD 2023. Com obras para todas as áreas do conhecimento, os materiais da SM Educação oferecem um ensino integral, de qualidade e com a garantia das exigências da BNCC. 

Ou seja, essa é a oportunidade perfeita de contar com conteúdos que ensinam com profundidade, enquanto despertam a cidadania e um olhar para os componentes curriculares que vão muito além da sala de aula.

Veja as principais contribuições e por que adotar:

PNLD 2023: o que era bom ficou ainda melhor

Ainda não está convencido(a) de que Aprender Juntos é a escolha ideal para a sua instituição? Então, confira a seguir os componentes e especialidades da coleção didática, e saiba como ela é a forma mais prática de guiar os alunos a uma formação integral, contínua, interativa e lúdica.

Aprender Juntos – Língua Portuguesa

A coleção Aprender Juntos destinada ao componente de Língua Portuguesa considera a linguagem como elemento fundamental na educação integral dos estudantes, sendo a ferramenta de expressão de todo cidadão. Quer saber como? Veja alguns destaques:

  • Foco na alfabetização nos dois primeiros anos de maneira sistematizada, mobilizada por meio das práticas de linguagem;
  • Rica coletânea de textos, com diversidade de gêneros e autores, propiciando a ampliação de repertório dos estudantes e desenvolvendo sua competência leitora;
  • Os conteúdos linguísticos são abordados de maneira contextualizada e articulada com os eixos de leitura e escrita.

Sendo assim, desde a alfabetização até o trabalho consistente com o eixo de produção de textos, essa é a coleção ideal para quem busca uma rica coletânea de textos e um design lúdico que visa uma aprendizagem verdadeiramente intuitiva. 

Aprender Juntos Língua Portuguesa

Aprender Juntos – Matemática

Agora, com o sistema do PNLD 2023 – Anos Inicias aberto para escolha, as escolas públicas de todo o Brasil terão ainda a oportunidade de receber o apoio da coleção Aprender Juntos – Matemática, que possibilita ao aluno compreender a função da linguagem matemática, proporcionando o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico-reflexivo. 

Com jogos, atividades interativas e o trabalho das competências socioemocionais, os materiais se destacam como a melhor escolha para quem deseja um aprendizado ampliado e integral:

  • Desenvolvimento de conteúdos de maneira espiral. Ou seja, a cada ano é feita uma breve retomada para que seja possível ampliar os conhecimentos;
  • Propõe jogos que envolvem os conteúdos estudados e que apresentam atividades que permitem explorar as estratégias de jogo ou analisar as jogadas;
  • Trabalha as competências socioemocionais com o intuito de contribuir para que os estudantes desenvolvam o gerenciamento de suas emoções.

Aprender Juntos Matemática

Aprender Juntos – Geografia e História

Para uma melhor atuação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a coleção didática Aprender Juntos – Geografia e História está reformulada, moderna, lúdica e ainda mais completa. Nela, você encontra a interdisciplinaridade aliada à formação cidadã, ao desenvolvimento de competências socioemocionais e muito mais:

  • Apresenta, contextualiza e proporciona a análise e interpretação de fontes documentais diversas, especialmente as imagéticas;
  • Enfatiza o processo de alfabetização cartográfica por meio do trabalho com diferentes formas de representação;
  • Proporciona diferentes formas de avaliação de maneira contínua e integrada ao desenvolvimento de competências e habilidades.

Agora que você conhece alguns dos destaques dessa coleção 100% aprovada no PNLD 2023, leve o melhor da educação nas ciências humanas para a sua escola! Sociedade, espaço e tempo são os eixos integradores para um aprendizado significativo e real.

Aprender Juntos Geografia e História

Aprender Juntos – Ciências

Buscando por obras que valorizem conhecimentos e procedimentos científicos, diversidade sociocultural, contextos, valores e emoções dos estudantes dos anos iniciais? Então, Aprender Juntos – Ciências é para você!

Permitindo aprender e fazer ciências de modo significativo, a coleção didática estimula o protagonismo estudantil, colocando os alunos em contato com saberes e procedimentos científicos, envolve-os em uma variedade de atividades e incentiva-os a trabalhar em grupo com propostas bem elaboradas:

  • Incentivo ao fazer científico com atividades de simples execução e materiais acessíveis, promovendo a investigação científica;
  • Valorização da diversidade cultural, de atitudes, de valores e de experiências, além de abordagem de competências socioemocionais;
  • Promoção dos componentes essenciais do Plano Nacional de Alfabetização (PNA) aliada ao desenvolvimento de competências e habilidades específicos de Ciências determinados pela BNCC.

Aprender Juntos Ciências

Aprender Juntos – Arte

Com a coleção Aprender Juntos – Arte, os estudantes da sua escola serão estimulados a viver e explorar as linguagens artísticas, de forma interdisciplinar e integrada. Isso porque o material visa formar cidadãos capazes de apreciar e se expressar artisticamente, integrando o aprendizado de conceitos das linguagens artísticas ao dia a dia. 

Veja alguns destaques:

  • A estrutura da obra possibilita ao professor apresentar as linguagens artísticas da maneira que lhe for mais adequada, garantindo sua autonomia e protagonismo;
  • A seleção de obras apresentada na coleção respeita o universo dos estudantes e possibilita aproximar a escola e a comunidade;
  • O desenvolvimento de competências socioemocionais se dá de modo articulado com os aprendizados disciplinares.

Em resumo, são atividades práticas, conteúdos que aproximam instituição e comunidade, uma estrutura flexível para os professores terem autonomia no ensino de arte e muito mais. É por isso que quem conhece, não troca!

Aprender Juntos Arte

Aprender Juntos – Geografia

Antes de fazer a sua escolha no PNLD 2023 – Anos Iniciais, considere Aprender juntos – Geografia, a coleção que foi pensada para promover a compreensão dos fenômenos geográficos a partir dos lugares de vivência do estudante, com propostas inovadoras e significativas:

  • Valoriza os conhecimentos prévios do estudante, possibilitando construir novas relações e significados, além de dar importantes subsídios para o professor planejar as aulas;
  • Promove o respeito à diversidade e o combate ao preconceito de qualquer natureza com um constante trabalho com a diversidade paisagística e dos grupos sociais;
  • O conteúdo apoia, de modo consistente, o processo de alfabetização cartográfica, possibilitando, portanto, o desenvolvimento do raciocínio geográfico.

A ideia é proporcionar um aprendizado dinâmico e ampliado, valorizando a diversidade sociocultural e paisagística do Brasil e do mundo. Por isso, com a abertura do período de escolha, contar com esse material enriquecedor na sua escola é a melhor opção! 

Aprender Juntos Geografia

Aprender Juntos – História

A coleção didática Aprender juntos – História estimula os estudantes dos anos iniciais a investigarem as histórias das famílias, das comunidades, dos municípios e do Brasil, trabalhando o seu reconhecimento como sujeitos históricos

Dessa forma, o material se descata como a escolha perfeita para quem valoriza uma aprendizagem dinâmica. Afinal, possibilita tanto a abordagem tradicional quanto a organizada em projetos, garantindo flexibilidade ao docente, que pode adaptar as propostas de acordo com o grupo de estudantes:

  • O trabalho com unidades temporais, sistemas numéricos, leitura de textos e produção de escrita acompanha a BNCC de Língua Portuguesa e de Matemática, auxiliando o desenvolvimento do estudante nessas áreas;
  • Oferece fontes históricas de natureza material e imaterial, incentivando a valorização da diversidade cultural e dos costumes da própria comunidade.

Aprender Juntos História

Aprendendendo com Projetos – Projetos Integradores

A coleção Aprendendo com Projetos – Projetos Integradores, da editora Evoluir, é a escolha ideal para quem valoriza uma educação inovadora, conectando o aluno ao mundo ao seu redor através de projetos de aprendizagem com temas contemporâneos. Veja o motivo:

  • Os projetos da coleção colocam o estudante na posição de protagonista do seu aprendizado, com autonomia para escolher o que e como aprender;
  • Oferece projetos interdisciplinares que possibilitam a colaboração entre professores no planejamento, realização e avaliação da aprendizagem;
  • Apresenta planos de aula e orientações claras ao professor, para tornar o trabalho com projetos mais fácil e integrado à prática docente.

Ou seja, trata-se de uma metodologia ativa que desenvolve entre os estudantes habilidades de protagonismo, resolução de problemas, comunicação, cooperação, criatividade, pensamento crítico e habilidades socioemocionais. 

Você também já pode escolher essa coleção enriquecedora para os seus estudantes! 

Aprendendo com Projetos

Posto tudo isso, para contar com os materiais didáticos mais completos do mercado e oferecer uma aprendizagem significativa para os estudantes do Ensino Fundamental, escolha Aprender Juntos, da SM Educação.

Faça sua escolha no PNLD 2023

Este é um conteúdo produzido pelos especialistas da SM Educação. Aproveite o melhor apoio pedagógico com diversas informações indispensáveis sobre tendências educacionais, soluções para gestão, relacionamento e planejamento escolar.
SM Educação
Artigos relacionados
3 maneiras de incluir a tecnologia na educação dos jovens
O uso de tecnologia na educação tem aumentado bastante, principalmente entre os jovens. Seja no intervalo das aulas, seja durante as atividades de ensino, eles estão sempre cone... Leia mais
4 dicas para fazer uma campanha de matrículas de sucesso!
Uma eficiente campanha de matrículas é essencial para atrair novos alunos, manter os antigos e passar confiança para os pais que pretendem matricular seus filhos na escola. Por ... Leia mais
4 estratégias para combater a evasão escolar
A educação é recheada de desafios para quem escolheu essa área de atuação profissional. Hoje, um dos maiores enfrentamentos para o qual a gestão escolar precisa arranjar soluçõe... Leia mais