Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem

Coleção de livros didáticos: conheça as vantagens de ter uma em sua escola

Livro didático: um aliado poderoso

O livro didático é uma ferramenta poderosa e essencial para a educação integral dos alunos, em especial nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa força pode ser ainda mais potencializada com a implantação de uma coleção de livros didáticos.

A partir de uma coleção, o(a)  professor(a) irá guiar os estudantes em uma jornada elaborada exatamente para o ano escolar em questão, seguindo os parâmetros estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de forma integrada.

Segundo o Fundo Nacional da Educação (FNDE), aproximadamente 150 milhões de livros didáticos circulam pelas escolas brasileiras para cerca de 40 milhões de estudantes anualmente. Na maioria dos casos, o único material utilizado pelos educadores para o processo de aprendizagem. Portanto, as obras didáticas devem ser um grande ponto de atenção nas instituições de ensino. 

Aliado poderoso dos docentes e dos alunos, o livro didático é um verdadeiro guia para práticas pedagógicas, facilitando o planejamento de aula, norteando o processo de ensino e otimizando o tempo na sala de aula, principalmente quando se trata de uma coleção de livros.

Por isso, neste PNLD 2023 – Anos Iniciais, a escola deve ficar atenta à qualidade e procedência das obras adquiridas, pois esta é uma escolha que impacta todo o processo de aprendizagem e, consequentemente, a reputação de uma instituição de ensino.

A importância de uma coleção de livros

A adoção de uma coleção de livros didáticos completa é fundamental para que o ensino seja integrado, garantindo a máxima qualidade.

Isso porque, com a uniformização dos livros didáticos de todas as áreas do conhecimento e componentes curriculares em uma única coleção, a escola tem um grande diferencial na performance dos professores e no resultado de aprendizagem dos estudantes.

Separamos abaixo as principais vantagens de se trabalhar com uma única coleção de livros em todos os componentes para cada um dos agentes de uma instituição de ensino. Confira:

Vantagens para o(a) professor(a)  

Para um(a) professor(a) dos anos iniciais, um material integrado é essencial. O olhar panorâmico para todos os componentes curriculares é essencial para uma aprendizagem muito mais organizada e de maneira sólida. 

Por isso, com uma coleção de livros completa, os professores contam com o benefício de ajustar seu trabalho com a tranquilidade de que todos os componentes da série na qual atua seguem uma mesma estrutura lógica. Isso resulta em: 

Vantagens para o aluno 

Para os alunos, a coleção de livros traz uma ideia de complemento entre os componentes curriculares e, especialmente no caso dos anos iniciais, período crucial do ensino, uma melhor estruturação do que é aprendido. Isso é o que vai solidificar o ensino para os anos seguintes. Isso resulta em:

Vantagens para a escola/gestão escolar

Para a gestão escolar, o uso de coleções completas entre as séries dos anos iniciais criam um panorama aprimorado de como é estruturado o processo de aprendizagem. Isso facilita o acompanhamento do desempenho tanto dos professores quanto dos alunos. Isso resulta em:

Uma coleção de livros didáticos completa é essencial para um ensino integral. E para garantir que essa coleção tenha a qualidade que sua escola merece, a melhor escolha é a coleção Aprender Juntos. A coleção da SM Educação acaba de ser 100% aprovada no PNLD 2023. Confira!

Aprender Juntos: a coleção completa para a sua escola

Conheça Aprender Juntos e tenha em mãos a melhor solução didática do PNLD 2023 – Anos Iniciais. Além de promover um aprendizado profundo dos componentes curriculares, trabalha as competências socioemocionais e o protagonismo dos alunos. 

Quem conhece a coleção Aprender Juntos, não troca!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Este é um conteúdo produzido pelos especialistas da SM Educação. Aproveite o melhor apoio pedagógico com diversas informações indispensáveis sobre tendências educacionais, soluções para gestão, relacionamento e planejamento escolar.
SM Educação
Artigos relacionados
3 maneiras de incluir a tecnologia na educação dos jovens
O uso de tecnologias tem aumentado bastante, principalmente entre os jovens. Seja no intervalo das aulas, seja durante as atividades de ensino, eles estão sempre conectados! Há... Leia mais
4 dicas para fazer uma campanha de matrículas de sucesso!
Uma eficiente campanha de matrículas é essencial para atrair novos alunos, manter os antigos e passar confiança para os pais que pretendem matricular seus filhos na escola. Por ... Leia mais
4 estratégias para combater a evasão escolar
A educação é recheada de desafios para quem escolheu essa área de atuação profissional. Hoje, um dos maiores enfrentamentos para o qual a gestão escolar precisa arranjar soluçõe... Leia mais

Utilizamos cookies e outras tecnologias proprietárias e de terceiros para operar corretamente e com segurança o nosso site e personalizar o seu conteúdo. Nós também os usamos para analisar sua experiência de navegação e para adaptar a publicidade aos seus gostos e preferências. Política de cookies

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos