Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem

Profissão professor: uma homenagem aos profissionais de educação

pin up

No dia 15 de outubro, celebramos o Dia do Educador, uma data especial para reconhecermos a contribuição indispensável de nossos eternos professores e professoras para nossas vidas.

Que não apenas nesse dia, mas em todos os outros, possamos demonstrar nossa gratidão por todo o aprendizado, de conteúdo e também de atitudes, valores e emoções que esses profissionais nos oferecem.

A SM Educação reconhece e agradece a todos por despertarem alegria no aluno por meio dos grandes ensinamentos da vida, bem como da indispensável formação continuada e capacitação, e parabeniza pela vocação de mudar a história de quem aprende.

Por isso, juntos à Profª Tatiana Pita, mestre em Educação pelo programa História, Política e Sociedade, da PUC-SP, preparamos uma homenagem a todos que nos ajudam a seguir rumo a uma educação cada vez mais transformadora. Confira!

Uma singela mensagem ao profissional de educação

Escrito por Profª Me Tatiana Pita

Quando me formei em Pedagogia, minha amada avó que me criou me deu um avental rosa e, orgulhosa, me disse que eu agora tinha uma das profissões mais importantes, mas nem sempre reconhecidas. Que nos dias difíceis eu me lembrasse do quanto um professor é marcante na vida de seu aluno. 

O tempo passou, muitas vidas passaram por mim e hoje tenho o privilégio de andar por este país, visitando escolas públicas e privadas, para levar o debate por uma educação de qualidade. E nestas andanças, me deparo com realidades, características e necessidades diferentes. Mas um ponto é comum, independentemente de onde eu esteja: o amor e a dedicação dos professores e professoras.

E é este amor e dedicação que sempre me fazem acreditar no que Paulo Freire nos falava: 

Paulo Freire

Assim, quero aqui começar agradecendo aos professores e professoras de todo o Brasil, que todos os dias trabalham por um mundo com pessoas melhores. Ser professor é esperançar, é tocar o mundo do outro com responsabilidade, é caminhar com o outro, é gostar de pessoas e suas histórias. 

Ser professor é deixar marcas na vida dos estudantes. Como é bom encontrar um aluno já adulto, que nos olha com os mesmos olhos de criança e diz: “oi, você foi minha professora, meu professor!”.

É saber que estaremos guardados nas memórias e nos corações. 

Ser professor é também sofrer por querer o melhor. Desejar que todas as crianças e jovens tenham seus direitos garantidos. É, muitas vezes, assumir papéis que não são nossos, mas necessários em certos momentos porque aquela pessoinha ali precisa de nós.

Somos a voz das crianças sem infância. O colo que o jovem nunca teve. O esperançar de uma comunidade. Somos educadores de toda a família.

Às vezes choramos. Às vezes sorrimos. Têm dias que dá vontade de desistir. Mas há muitos outros dias que temos certeza de que escolhemos a profissão correta.

Ser professor é entender seu papel social. É andar sempre em grupo com aqueles que, como nós, acreditam no poder da educação. É entender que, juntos, podemos mais. Que, ao darmos as mãos uns para os outros, chegamos mais longe.

Minha avó orgulhosamente contava, para todos que encontrava, que eu era professora. 

Por isso, hoje, para homenagear os amigos e amigas que, como eu, são professores e professoras, eu lembro as palavras de minha amada avó quando me deu meu primeiro avental: que sempre nos orgulhemos de nossa escolha profissional e, mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos no dia a dia, nunca nos esqueçamos das vidas que tocamos.

E se puder aqui desejar que ganhássemos um presente, que ele fosse o verdadeiro reconhecimento e valorização de toda a sociedade a este profissional que enfrenta, diariamente, tantos obstáculos para cumprir sua tarefa de fazer o outro aprender. 

Parabéns, professores e professoras. Que continuemos a esperançar diariamente, de mãos dadas e focados em ofertar uma educação transformadora e humanizada.

Apoio completo para o professor de todas as etapas

Por reconhecer que juntos cuidamos da educação e contribuímos para a formação cidadã, a SM Educação tem como um de seus objetivos apoiar professores de todas as etapas, com materiais educativos gratuitos e que trazem temas essenciais para as atividades escolares.

Em nossa plataforma exclusiva, compilamos as melhores ações, elaboradas por especialistas da área, para que toda a comunidade escolar se adapte e encontre novos métodos e soluções educacionais.

Essa é a nossa forma de auxiliar os profissionais que dedicam tempo e carinho para ofertar grandes ensinamentos da vida aos estudantes. Aproveitem! 

Apoio completo ao professor

Este é um conteúdo produzido pelos especialistas da SM Educação. Aproveite o melhor apoio pedagógico com diversas informações indispensáveis sobre tendências educacionais, soluções para gestão, relacionamento e planejamento escolar.
SM Educação
Artigos relacionados
3 maneiras de incluir a tecnologia na educação dos jovens
O uso de tecnologia na educação tem aumentado bastante, principalmente entre os jovens. Seja no intervalo das aulas, seja durante as atividades de ensino, eles estão sempre cone... Leia mais
4 dicas para fazer uma campanha de matrículas de sucesso!
Uma eficiente campanha de matrículas é essencial para atrair novos alunos, manter os antigos e passar confiança para os pais que pretendem matricular seus filhos na escola. Por ... Leia mais
4 estratégias para combater a evasão escolar
A educação é recheada de desafios para quem escolheu essa área de atuação profissional. Hoje, um dos maiores enfrentamentos para o qual a gestão escolar precisa arranjar soluçõe... Leia mais