Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem

Uso consciente da internet: como selecionar bons conteúdos para os alunos

Quando crianças, brincávamos na rua e aprendíamos que não deveríamos falar com estranhos e nem passar informações pessoais a desconhecidos. Que, ao brincarmos, deveríamos prestar atenção no movimento da rua, evitar brincadeiras em que pudéssemos nos machucar e muito mais.

Pois bem, os tempos são outros. Hoje, vivemos no mundo virtual e no mundo real. As crianças não brincam mais com tanta frequência na rua, mas estão conectadas o tempo todo e precisam fazer o uso consciente da internet.

Neste cenário desafiador, cabe ao educador, com o auxílio dos pais e responsáveis, ajudar seus estudantes a aprender a se relacionar e a buscar informações seguras nesse espaço, assim como os ensinamos para conviver no espaço físico.

Pensando nisso, a SM Educação listou alguns pontos de destaque para auxiliar nesta tarefa com os alunos de diferentes etapas. Acompanhe o conteúdo e entenda como colocar em prática.

Protegendo os alunos dos perigos virtuais

Antes de mais nada, caminhar pelo ciberespaço requer cuidados. É necessário entender por onde estamos indo, se o site em que estamos navegando é seguro e se as informações dispostas naquele ambiente são confiáveis.

Para isso, o espaço virtual oferece uma grande vantagem em relação ao real. Hoje, temos formas de detectar os melhores conteúdos e quem os disponibilizou, o que é fundamental, já que as pessoas podem se esconder por trás de cenários e representações.

Assim como sempre nos disseram para não confiarmos em estranhos na rua, essa orientação vale também para o uso consciente da internet.

Portanto, converse com os alunos sobre o que é a internet, o que lá encontramos, o que podemos fazer, o que precisamos evitar e, o primeiro ponto antes de qualquer ação, quais são nossas responsabilidades sobre o que consumimos

Nessa fase, apresente este mundo para as crianças e jovens, da mesma forma que fazemos no mundo físico. É muito importante que eles se sintam seguros em nos contar tudo e não mentir sobre suas atividades na rede.

Para o uso consciente da internet, selecione bons conteúdos

A internet é um mar de informações e conteúdos, dos úteis aos com menor utilidade, verdadeiros e falsos, produzidos por muitas pessoas, nem sempre qualificadas. 

Por isso, é necessário alertar os alunos, orientando-os a olhar a fonte que produz determinada informação e quem é o autor, bem como cuidar para não acessarem vídeos e imagens impróprias ou desafios propostos para apenas ganhar visualizações, mas que podem levar a consequências graves. 

Neste item, não apenas converse, faça com eles a seleção dos conteúdos e vá mostrando os pontos positivos e negativos de cada um. 

Confira alguns passos para aderir às tendências educacionais digitais da melhor forma, fazendo o uso consciente da internet:

  • Conheça o universo do aluno, busque assistir aos vídeos e entender as ferramentas digitais e os conteúdos a que os seus alunos têm acesso. Neste caso, não confie apenas na descrição.
  • Verifique o conteúdo e se não há propagandas de produtos. Tente identificar e entender o tipo de material que os youtubers e influenciadores favoritos deles estão produzindo.
  • Para o uso consciente da internet, crie uma playlist dos conteúdos que considere mais adequados para os alunos. Aqui, vale escolher junto com os estudantes para que eles entendam os critérios de seleção. 
  • Antes de sugerir uma atividade ou uma nova experiência no ambiente digital, valide a faixa etária de jogos e vídeos com os quais  os alunos possam ter contado.
  • Ative restrições de idade. A maioria das plataformas de vídeo oferece alguns limitadores de acesso por idade. Com esse controle, os estudantes só terão acesso aos vídeos ou animações classificadas para a faixa etária deles. 
  • Em caso de videoaulas, desative a reprodução automática dos conteúdos. Isto impede que vídeos relacionados aos temas já vistos anteriormente sejam apresentados.

Use um bloqueador de vídeos para impedir a visualização de conteúdos aos quais não queira que os alunos tenham acesso, principalmente no YouTube e Vimeo (conteúdo adulto, violência, bullying, agressividade e outros).

Onde encontrar os melhores conteúdos?

Agora que você já sabe a importância de orientar os alunos para o uso consciente da internet e como selecionar conteúdos adequados para o desenvolvimento seguro de suas habilidades, é hora de colocar em prática.

Nesse processo, você pode contar com o apoio de profissionais e materiais essenciais para potencializar cada vez mais o relacionamento entre professores e alunos, aperfeiçoando os métodos de ensino e aprendizagem.

Pensando nisso, selecionamos alguns sites e portais oficiais que podem servir de base para um trabalho pautado pelos melhores conteúdos na organização e preparação de aulas. Afinal, toda dica é bem-vinda!

1. Portal do Professor

O Portal do Professor, lançado em 2008, é um espaço criado pelo Ministério da Educação (MEC) para a troca de experiências entre professores do Ensino Médio e Fundamental. 

É um ambiente virtual que oferece materiais em diferentes mídias, como vídeos, animações, simulações, áudios, hipertextos, imagens e experimentos práticos. São materiais previamente selecionados para atender a todos os componentes curriculares e temas relacionados.

2. Educa Rede

O Educa Rede, por sua vez, reúne materiais para educadores, que podem ser aplicados em sala de aula, abordando, principalmente, temas atuais da educação no Brasil. Além disso, traz discussões sobre a utilização da internet como ferramenta de ensino nas escolas

O site destina-se às escolas públicas brasileiras e outras instituições educativas com conteúdo para professores e estudantes.

3. Portal do Ministério da Educação

Se você está procurando por um site que trata de assuntos como novidades do ensino, decisões políticas e ações técnicas em prol da educação do país, o Portal do Ministério da Educação é uma das melhores opções. 

Nesse site oficial do governo, você encontra artigos de assuntos complexos e outros temas fundamentais sobre educação para educadores.

4. Plataforma de conteúdos SM Educação

Para apoiar gestores, coordenadores, docentes, pais e alunos a todo momento, a SM Educação preparou uma plataforma de conteúdos completa, com materiais educativos gratuitos e que trazem temas essenciais para as atividades escolares.

Nesse site, compilamos, constantemente, as melhores ações, elaboradas por especialistas da área, para que toda a comunidade escolar se adapte e encontre novos métodos e soluções educacionais

Basta acessar, escolher a categoria que melhor se encaixa em seus objetivos e baixar o arquivo para ter acesso gratuito a conteúdos transformadores. 

hub de conteúdos SM
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Este é um conteúdo produzido pelos especialistas da SM Educação. Aproveite o melhor apoio pedagógico com diversas informações indispensáveis sobre tendências educacionais, soluções para gestão, relacionamento e planejamento escolar.
SM Educação
Artigos relacionados
3 maneiras de incluir a tecnologia na educação dos jovens
O uso de tecnologias tem aumentado bastante, principalmente entre os jovens. Seja no intervalo das aulas, seja durante as atividades de ensino, eles estão sempre conectados! Há... Leia mais
4 dicas para fazer uma campanha de matrículas de sucesso!
Uma eficiente campanha de matrículas é essencial para atrair novos alunos, manter os antigos e passar confiança para os pais que pretendem matricular seus filhos na escola. Por ... Leia mais
4 estratégias para combater a evasão escolar
A educação é recheada de desafios para quem escolheu essa área de atuação profissional. Hoje, um dos maiores enfrentamentos para o qual a gestão escolar precisa arranjar soluçõe... Leia mais

Utilizamos cookies e outras tecnologias proprietárias e de terceiros para operar corretamente e com segurança o nosso site e personalizar o seu conteúdo. Nós também os usamos para analisar sua experiência de navegação e para adaptar a publicidade aos seus gostos e preferências. Política de cookies

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos