Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem

Os benefícios do ensino a distância e como potencializar as aulas on-line

A educação não pode parar! É por isso que o ensino a distância tem se destacado cada vez mais. Afinal, durante o isolamento social, foi esse método que possibilitou a continuidade do ano letivo, facilitando a rotina de milhões de alunos e professores.

É importante, então, que profissionais da área de educação fiquem atentos a todos os tipos de novidades. Assim, estarão preparados para aplicá-las na sala de aula que, hoje em dia, não se restringe ao espaço físico.

Por que o ensino a distância é uma boa opção? 

Mesmo que ainda exista certa resistência referente ao ensino a distância, é impossível negar que essa modalidade de ensino oferece grandes benefícios para professores e alunos de cursos, escolas e universidades.

Enquanto professores podem preparar aulas mais dinâmicas e com materiais diversos, alunos conseguem acessar as aulas de diferentes localidades. Dessa forma, possuem mais liberdade e ganham mais independência nesse quesito.

Essa modalidade também tem como benefício potencializar a interação do professor, que passa a ter a possibilidade de estar sempre mais acessível ao aluno. Exemplos: respondendo a fóruns ou e-mails, mandando mensagens para o grupo ou para os alunos individualmente, tirando dúvidas em plantões agendados, dando feedbacks nas produções e muito mais.

O mundo on-line é importante para a construção de conceitos e processos, mas também é lugar de estabelecimento de relações. Não é uma questão de valorização do ambiente físico ou do virtual, ou substituição de um pelo outro, mas sim de percebermos que há hoje muitos universos de aprendizagem e de relacionamento.

Por onde começar?

Para garantir o sucesso do ensino a distância, portanto, é preciso que todos se dediquem e reconheçam o potencial dessa forma de ensino e aprendizagem… 

No caso dos professores, esse empenho pode ser facilmente percebido no material disponibilizado por eles, assim como os que temos oferecido em nossa plataforma de conteúdos desde o início do distanciamento social.

Na internet, existe uma infinidade de recursos que podemos usar em nossas aulas on-line. Porém, é preciso fazer uma escolha criteriosa para que eles não se tornem objetos digitais que têm como única função atrair a atenção dos alunos. 

Assim como na aula presencial, as estratégias que escolhemos devem contribuir para o desenvolvimento de habilidades, por meio do protagonismo do aluno, que responderá com melhor qualidade quando for desafiado a construir conceitos, aplicar processos, criar e inovar ao solucionar as situações-problema.

Dicas para potencializar as aulas no ensino a distância 

Para ajudar educadores na construção dessa nova relação no ambiente digital, selecionamos alguns pontos que devemos levar em consideração ao planejarmos nossas aulas no espaço virtual visando garantir a interação com os alunos

Experiências interativas nas aulas on-line

Utilize ferramentas para inserir os alunos em grupos de trabalho. Isso estimulará o contato do estudante com outras pessoas, contribuindo para que ele permaneça mais engajado em todo o processo de aprendizagem. Exemplos: Moodle, wiki, fórum Padlet, Discord, Skype. 

Escolha do roteiro de estudo

Crie um rol de opções de atividades para que o aluno possa escolher o que deseja realizar. Isso ajudará o estudante a ter sensação de importância e irá motivá-lo a fazer mais e melhor, além de convidá-lo a gerir seu processo de aprendizagem. 

Espaços de compartilhamento

Crie espaços para que os alunos possam compartilhar suas produções com os colegas. Ao dar autonomia a eles, você contribui para elevar o nível de participação e aprimorar a capacidade de aprendizado de cada um. Podendo compartilhar o que lhe interessa, o estudante valoriza mais o conteúdo que tem à sua disposição. 

Espaços de desafios

Não use esse ambiente de aprendizagem  apenas para que os alunos tenham contato com processos e conceitos, e suas devolutivas sejam voltadas somente à execução da atividade proposta. No fim de cada aula, proponha um desafio a ser discutido na próxima aula. 

Gestão de aprendizagem pelo aluno

No espaço virtual, a gestão do estudo é do aluno. Por isso, ajude-o a organizar seus momentos de aprendizagem por meio de uma sequência didática clara e assertiva, na qual ele compreenda a necessidade do estudo e do engajamento, bem como a continuidade do que está sendo trabalhado. 

A interação social em cursos on-line anima o estudante em relação às coisas que acontecem na sala de aula virtual, e isto acaba gerando uma motivação extra em alcançar os objetivos das aulas. 

Gestão da turma 

Da mesma forma que no espaço presencial precisamos conhecer nossos alunos, suas necessidades, seus talentos para melhor criar situações de aprendizagem que contribuam para seu desenvolvimento, no espaço virtual é igual. 

Acompanhar as escolhas dos alunos, o tempo que disponibilizam para fazer as atividades, as participações em relação ao grupo e as devolutivas que dão, são ferramentas de reflexão e análise para que possamos planejar aulas mais personalizadas e ajudá-los da melhor maneira em sua formação. Quando o aluno se sente reconhecido, naturalmente se empenha mais. 

Espaço de trocas para planejamento de ações

Quem deve ter claros os objetivos de aprendizagem, o planejamento e quais os caminhos que deseja traçar para que os alunos se desenvolvam de forma plena e significativa é o professor. Porém, isto não significa que os alunos não possam sugerir o que querem ou precisam aprender mais. O espaço virtual permite essa personalização. 

Organização do ambiente

Quando começamos o ano, nós nos preocupamos com a organização da sala de aula, os recursos que utilizaremos com os alunos, como melhor dispor as mesas e cadeiras de modo a criar um espaço significativo e acolhedor de aprendizagem. No espaço virtual também é assim. Conheça bem a plataforma, escolha os recursos, organize os materiais, de modo a criar um ambiente de fácil acesso e atrativo para o aluno interagir.

Viu só como o ensino a distância pode ser um facilitador, uma vez que a preparação das aulas on-line fica mais assertiva com boas técnicas e ferramentas? 

Juntos, conseguiremos cada vez mais ampliar os espaços de aprendizagem e as relações, de modo a garantir a formação integral de nossos alunos.

Conte com a SM Educação

Hoje, não somos mais os detentores únicos do conhecimento, mas sim facilitadores desse processo, ou seja, tanto aluno quanto professor são receptores e emissores das informações. 

A SM Educação apoia a escola em todos os momentos, oferecendo diversos materiais que podem facilitar esse processo e garantir o sucesso de seu trabalho. Acesse nossa plataforma e fique sempre de olho: https://materiais.smbrasil.com.br/hub-de-conteudos-a-educacao-nao-para 

Este é um conteúdo produzido pelos especialistas da SM Educação. Aproveite o melhor apoio pedagógico com diversas informações indispensáveis sobre tendências educacionais, soluções para gestão, relacionamento e planejamento escolar.
SM Educação
Artigos relacionados
3 maneiras de incluir a tecnologia na educação dos jovens
O uso de tecnologias tem aumentado bastante, principalmente entre os jovens. Seja no intervalo das aulas, seja durante as atividades de ensino, eles estão sempre conectados! Há... Leia mais
4 dicas para fazer uma campanha de matrículas de sucesso!
Uma eficiente campanha de matrículas é essencial para atrair novos alunos, manter os antigos e passar confiança para os pais que pretendem matricular seus filhos na escola. Por ... Leia mais
4 estratégias para combater a evasão escolar
A educação é recheada de desafios para quem escolheu essa área de atuação profissional. Hoje, um dos maiores enfrentamentos para o qual a gestão escolar precisa arranjar soluçõe... Leia mais

Utilizamos cookies e outras tecnologias proprietárias e de terceiros para operar corretamente e com segurança o nosso site e personalizar o seu conteúdo. Nós também os usamos para analisar sua experiência de navegação e para adaptar a publicidade aos seus gostos e preferências. Política de cookies

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos