Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem
confira vídeo da coleção
degustação
Literatura Corpo de passarinha
Corpo de passarinha
Lançamentos [yasr_visitor_votes]
Uma pré-adolescente mora com o pai e o avô, ambos muito voltados para seus próprios mundos, e tenta lidar com a ausência materna como pode. Impulsiva e sem muitas papas na língua, um dia ela decide pôr em prática um ensinamento de sua mãe sobre liberdade e abre a gaiola onde vive a passarinha de estimação da família. Os desdobramentos e consequências desse ato serão diversos, tanto em casa como na escola, envolvendo um segredo guardado no bolso do casaco que a faz transitar o tempo todo entre realidade e imaginação.
Autor

Bruno Molinero

Ilustrador

Elisa Carareto

comprar
agende uma visita na sm
livro de acessibilidade
guia de leitura
Informações do produto

Biografia do autor: Bruno Molinero nasceu na cidade de São Paulo, em 1990. É jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e escreve sobre livros para crianças e jovens na imprensa desde 2010, principalmente no jornal Folha de S.Paulo. Ao contrário do que pode parecer, a vontade de escrever para o público infantojuvenil vinha muito antes de começar a escrever sobre literatura para a infância, mas seus textos ficavam guardados. Até que, em 2023, resolveu inscrever um de seus originais no Prêmio Barco a Vapor, da Fundação SM. “Corpo de passarinha” é o primeiro livro juvenil do autor.

Biografia da ilustradora: Elisa Carareto nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, em 1986. É artista visual e ilustradora. Desde criança, gosta de desenhar, mas foi durante a adolescência que essa atividade se tornou uma paixão. Cursou a faculdade de Audiovisual, pois queria fazer seus próprios desenhos
animados e lá pôde estudar diferentes formas de contar histórias. Em 2014, foi selecionada para integrar o 5º
Catálogo Iberoamericano de Ilustração e para participar da exposição “Compulsão Narrativa”, organizada pelo Sesc Vila Mariana. “Corpo de passarinha” é o 6º livro que ela ilustra.

Veja todos os detalhes da obra
Pontos fortes
  • Obra sensível que trata, com sutileza, de temas universais como relações familiares, solidão, ausência materna, luto e a noção de liberdade.
  • As situações disruptivas e disfuncionais que vive a jovem protagonista em casa e no ambiente escolar, suas fantasias, seus questionamentos e angústias, bem como seu comportamento rebelde e malcriado, por assim dizer, são excelentes gatilhos para o trabalho com as competências socioemocionais.
  • Repleto de figuras de linguagem e metáforas poéticas ligadas a órgãos e nomes de aves, o texto possibilita aos leitores um jogo de múltiplas interpretações que podem ser trabalhadas nas aulas de Língua Portuguesa, mas também em Ciências da Natureza.
  • Escrito em primeira pessoa pela narradora-protagonista, o texto tem forte carga subjetiva e, por isso, não segue uma linearidade narrativa, transitando o tempo todo entre a fantasia e a realidade. O texto se equilibra na dúvida: o que aconteceu com a passarinha é real, ou fruto da projeção emocional/imaginativa da menina, uma espécie de alegoria? Essa indefinição, literariamente construída pelo autor, desafia a percepção dos leitores e os instiga a recriar sentidos, favorecendo assim sua formação leitora.
  • Entre outros recursos estilísticos (alguns capítulos sem abertura de parágrafo, uso de itálico para falas de personagens externos à menina, etc.) a obra também apresenta proposta não convencional de pontuação. Por exemplo, o não uso de reticências, que são substituídas pelo ponto final, criando um “corte seco” nas frases, e assim ressaltando incomunicabilidades, travas ou mudanças de pensamento.
  • As ilustrações em preto e branco, feitas com a técnica de monotipia com tinta óleo, carvão, borracha e lápis grafite, traduzem com sensibilidade o tom subjetivo e profundo do texto escrito, agregando novos elementos narrativos e, assim, expandindo os sentidos da obra.
  • Esta primeira obra infantojuvenil do autor, que já tem dois livros adultos de poesia publicados, foi a vencedora do 19º Prêmio Barco a Vapor 2023.
  • O autor é jornalista ativo e reconhecido no meio de literatura infantojuvenil. Há muitos anos escrever sobre o tema no blog Era outra vez, da Folha de S. Paulo.
Sobre a coleção

Lançada em agosto de 2004, a Barco a Vapor é a versão brasileira de uma das mais importantes coleções de literatura infantojuvenil em língua espanhola, criada há mais de trinta anos na Espanha.

Fiel ao espírito aventureiro e sonhador dos dois personagens que a inspiraram — Tom  Sawyer e Huckleberry Finn, criados pelo escritor norte-americano Mark Twain —, a coleção aposta na fantasia, na imaginação e na reflexão como meios de despertar o gosto pelos livros e formar leitores capazes de compreender melhor o mundo.

Com histórias para rir e chorar, escritas e ilustradas por autores de diferentes nacionalidades, contempla grande diversidade de gêneros, temas e estilos narrativos. A Série Laranja abarca livros para leitores a partir de 10 anos.

Mais detalhes da obra
Autor
Bruno Molinero
Ilustrator
Elisa Carareto
Ano de Edição
2023
Ano de Lançamento
2023
Coleção
BV Laranja
ISBN
978-85-418-3223-6
Edição
Ano Escolar
5º ano e 6º ano
Idioma
Português
Dimensão
12 x 19 cm
Número de páginas
96


Conheça mais Obras da SM Educação
Adquira nossas obras literárias
A SM Educação se orgulha em oferecer obras literárias que desenvolvem diferentes habilidades e
trazem maior identificação entre os alunos. Torne sua instituição mais inclusiva com a gente.












    Responsável pelo tratamento: Edições SM LTDA.
    Finalidade: Gerir o seu pedido de informação e enviar informação sobre os produtos e serviços do Grupo SM.
    Direitos: você pode acessar, retificar e excluir os dados, bem como exercer outros direitos legais, escrevendo para dpo.brasil@grupo-sm.com.
    Para mais informações, consulte a Política de Privacidade