Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem

Planejando aula: organização do tempo e espaço escolar

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos convida a refletir sobre o que vamos ensinar, para que possamos desenvolver competências e habilidades que garantam a formação integral de nossos alunos. Por isso, este é um dos principais pontos que o educador deve levar em consideração no momento em que estiver planejando aula.

Isso porque, esse olhar nos remete a rever a organização curricular utilizada em nossa escola e quais as metodologias que escolheremos para que tudo seja possível e o processo de ensino e aprendizagem seja eficaz.

Parece, à primeira vista, que pensar nos tempos escolares e na organização dos espaços físicos não seja algo que mereça a atenção necessária, pois os tempos da escola (horários de aula, números de aulas para cada área do conhecimento, ano letivo, calendário) e os espaços (organização das carteiras, divisão dos ambientes) já são determinados.

Mas o tempo e o espaço são estruturantes para a cultura escolar, são ordens a serem aprendidas e influenciam diretamente na dinâmica social e cultural. Aprendemos com o tempo e com os lugares. São ferramentas pedagógicas e, portanto, devem nos orientar enquanto estivermos planejando aula.

Entenda como otimizar o ensino em sala de aula

A SM acredita na importância do planejamento de tempo para o professor. O bom aproveitamento do tempo é fundamental para que a aula seja dinâmica e para manter os alunos motivados e engajados com seu aprendizado.

Para saber como atingir esse objetivo, baixe o artigo completo aqui. Neste material, você verá um exemplo prático de planejamento de tempo ao longo de um dia na escola.

É uma inspiração para que coloque em prática a gestão do tempo e o melhor aproveitamento de cada momento com suas turmas.

Este é um conteúdo produzido pelos especialistas da SM Educação. Aproveite o melhor apoio pedagógico com diversas informações indispensáveis sobre tendências educacionais, soluções para gestão, relacionamento e planejamento escolar.
SM Educação
Artigos relacionados
3 maneiras de incluir a tecnologia na educação dos jovens
O uso de tecnologia na educação tem aumentado bastante, principalmente entre os jovens. Seja no intervalo das aulas, seja durante as atividades de ensino, eles estão sempre cone... Leia mais
4 dicas para fazer uma campanha de matrículas de sucesso!
Uma eficiente campanha de matrículas é essencial para atrair novos alunos, manter os antigos e passar confiança para os pais que pretendem matricular seus filhos na escola. Por ... Leia mais
4 estratégias para combater a evasão escolar
A educação é recheada de desafios para quem escolheu essa área de atuação profissional. Hoje, um dos maiores enfrentamentos para o qual a gestão escolar precisa arranjar soluçõe... Leia mais