Um projeto que colabora para a construção de valores e a realização de sonhos. Esse conhecimento é o primeiro passo para desenvolver habilidades e competências relacionadas à capacidade de analisar situações e tomar decisões de maneira crítica, fundamentada, responsável, solidária e de acordo com o desenvolvimento sustentável.
Em Valorizar e Cuidar, situações financeiras são abordadas de maneira lúdica por personagens que representam o ponto de partida para as reflexões mobilizadas.
A proposta didática da coleção promove o desenvolvimento de 4 competências e 12 habilidades financeiras relacionadas a 6 temas financeiros centrais (TCT) que se repetem a cada volume e são trabalhados com grau de complexidade progressivo, acompanhando o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
As situações econômico-financeiras colaboram para a construção de conhecimentos por meio de reflexões conectadas com a realidade dos estudantes e de atividades que consideram aspectos matemáticos e não matemáticos articulados com as habilidades da BNCC e matriz de referência de análise e da avaliação do letramento financeiro do PISA (2010).
Valorizar e Cuidar é composto de 5 volumes impressos (livro do estudante e livro do professor) com itens destacáveis (unidades de dino – moeda fictícia abordada nos volumes – e cédulas em miniatura do real) para os estudantes manipularem e usarem na resolução de problemas e atividades;
Versão digital dos livros do estudante e do professor (digitalização do impresso) disponível na plataforma SMA.
Cada volume da coleção apresenta quatro blocos. Cada bloco é dividido em quatro lições.
Ao todo são 16 lições por volume. Ao final de cada bloco há uma seção de retomada dos conhecimentos das 4 lições do bloco.
Com uma proposta metodológica embasada nas concepções de Educação Financeira da OCDE, do ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira e do Banco Central do Brasil), o autor Prof. Dr. Ivail Muniz Junior, pesquisador na área da Educação Matemática e da Educação Financeira Escolar desde 2008, desenvolveu a proposta metodológica de Educação Financeira em Contexto Escolar (EFCE) cujos princípios são:
A Educação Financeira não deve ser prescritiva ou impositiva, mas um convite à reflexão sobre situações financeiras que contemplem diferentes aspectos, de forma crítica e fundamentada, para que os indivíduos tomem suas próprias decisões e pensem sobre possíveis consequências de suas atitudes.
É indispensável oferecer múltiplas leituras sobre as situações financeiras, de modo que aspectos financeiros, econômicos, matemáticos, comportamentais, culturais, sociais, políticos e ecológicos possam ser utilizados de forma articulada.
A Educação Financeira deve ser uma via de mão dupla. A formação matemática contribui para a formação econômica dos estudantes e a Educação Financeira contribui para a formação do indivíduo e o desenvolvimento de suas habilidades, inclusive as matemáticas.
Diz respeito à Educação Financeira integrada ao ecossistema escolar, analisando e levando em consideração a produção de significados dos estudantes, em uma rede de realimentação para o ensino. É preciso entender os aspectos matemáticos e não matemáticos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, para que possam ser observados e inseridos em novos processos de avaliação.
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