Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem
confira vídeo da coleção
Versão professor
Didático Rumos da Arte
Rumos da Arte
Click to rate this post!
[Total: 4 Average: 4.3]
A coleção tem como objetivo principal possibilitar aos alunos experimentar, refletir, fruir e contextualizar a arte, bem como desenvolver habilidades e competências de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, propõe promover a experiência sensorial dos estudantes, levando-os a apreciar, expressar-se, fruir e criar arte por meio de práticas contextualizadas nas diversas linguagens e em Artes Integradas; incentivar o conhecimento da arte em diferentes contextos históricos e sociais; refletir criticamente sobre as manifestações artísticas; incentivar a expressão por meio das materialidades e técnicas artísticas de forma contextualizada, crítica e reflexiva; colaborar para que os estudantes relacionem as artes com o cotidiano, com outros componentes curriculares e áreas do conhecimento; valorizar as variedades artísticas regionais.
comprar
agende uma visita na sm
livro de acessibilidade
versão digital
Informações do produto

A proposta da coleção está alinhada à abordagem metodológica de ensino de arte contemporânea (Abordagem Triangular). Os conteúdos priorizam as relações entre objetos artísticos e manifestações de diferentes lugares e períodos históricos, em um enfoque multicultural.

Conheça a coleção:

Veja todos os detalhes da obra
Trabalho com os conhecimentos prévios

A abertura da unidade retoma os conhecimentos prévios do aluno sobre o tema a ser abordado e levanta uma reflexão crítica. A retomada dessa abordagem é realizada no final da unidade.

Imagens lúdicas que contextualizam o texto didático

Imagens lúdicas e atrativas que contribuem para a compreensão e contextualização do texto didático. 

Arte do amanhã

Discussão sobre desafios contemporâneos, visando a um futuro sustentável, contribui para o desenvolvimento interdisciplinar de atitudes e comportamentos de respeito, valorização da diversidade cultural e da corresponsabilidade pela construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista econômico e ambiental.

Atividade complementar em Artes Integradas

Relação entre as diferentes linguagens, inclusive novas tecnologias de informação e comunicação.

Especificações

Número de páginas de cada volume: 

 

Volume 6

Livro do aluno: 128
Livro do professor: 160

 

Volume 7

Livro do aluno: 128
Livro do professor: 160

 

Volume 8

Livro do aluno: 128
Livro do professor: 160

 

Volume 9

Livro do aluno: 128
Livro do professor: 160

Autores

Volume 6

Autores:
Mariana Lima Muniz
Maurilio Andrade Rocha
Rodrigo Vivas
Ana Cristina Carvalho Pereira

 

Volume 7

Autores:
Mariana Lima Muniz
Maurilio Andrade Rocha
Rodrigo Vivas
Ana Cristina Carvalho Pereira

 

Volume 8

Autores:
Mariana Lima Muniz
Maurilio Andrade Rocha
Rodrigo Vivas
Ana Cristina Carvalho Pereira

 

Volume 9

Autores:
Mariana Lima Muniz
Maurilio Andrade Rocha
Rodrigo Vivas
Ana Cristina Carvalho Pereira

Desenvolvimento dos estudantes

Nesta coleção, vamos explorar materialidades, técnicas e processos criativos da arte por meio de experiências com o fazer artístico. Também vamos conhecer os contextos histórico, social e cultural das produções artísticas contemporâneas e de outras épocas no Brasil e no mundo, identificando as diversas matrizes estéticas e culturais que as compõem. Com a produção e a contextualização, vamos desenvolver a leitura de obras produzidas tanto por artistas profissionais como pelos alunos. Dessa forma, trabalharemos a experiência prática em arte, o conhecimento sobre arte e a habilidade de apreciar manifestações artísticas em suas diversas linguagens: visual e audiovisual, cênica (teatro, dançae circo) e musical.

Objetivos

• Objetivos gerais: produzir, fruir e contextualizar a arte.
• Objetivos específicos: promover a experiência sensorial dos estudantes, levando-os a apreciar, ler e produzir arte por meio de práticas contextualizadas nas diversas linguagens e em artes integradas; incentivar os estudantes a conhecer arte em diferentes contextos históricos e sociais, e a refletir criticamente sobre as manifestações artísticas em tais contextos; incentivar a expressão por meio das materialidades e das técnicas artísticas de forma contextualizada, crítica e reflexiva; colaborar para que os estudantes relacionem as artes com o cotidiano e com outros componentes curriculares e áreas do conhecimento; valorizar a produção artística de diversas matrizes étnico-culturais; contribuir para a compreensão do valor e da importância do patrimônio cultural material e imaterial; levar os estudantes a entender e a experimentar as relações entre a arte e a tecnologia em diferentes contextos.

Mais detalhes da obra
Coleção
Rumos da Arte
Segmento
Ensino Fundamental II


Conheça mais Obras da SM Educação
Adote nossas soluções didáticas
Transforme o método de ensino da sua instituição com os materiais didáticos da SM Educação.
Desenvolva todas as habilidades de seus alunos com a gente!












    Responsável pelo tratamento: Edições SM LTDA.
    Finalidade: Gerir o seu pedido de informação e enviar informação sobre os produtos e serviços do Grupo SM.
    Direitos: você pode acessar, retificar e excluir os dados, bem como exercer outros direitos legais, escrevendo para dpo.brasil@grupo-sm.com.
    Para mais informações, consulte a Política de Privacidade