Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem
confira vídeo da coleção
degustação
Literatura Eleguá
Eleguá
[yasr_visitor_votes]
Eleguá é o mais poderoso dos orixás e o menor de todos eles, pois é uma criança. Vez ou outra, apronta alguma; e é fácil agradar-lhe com um quitute ou um brinquedo. Guardião das portas das casas e detentor das chaves do Céu e da Terra, trabalha como espião e mensageiro dos demais orixás, e pode influir nos acontecimentos – é o orixá dos destinos. No Brasil, também é conhecido como Exu Elegbára.
Autor

Carolina Cunha

Ilustrador

Carolina Cunha

comprar sob consulta
agende uma visita na sm
livro de acessibilidade
guia de leitura
Informações do produto

Biografia da autora e ilustradora: Carolina Cunha nasceu em Salvador, Bahia, em 1974, e vive em São Paulo. Autora, ilustradora e designer gráfica, é pesquisadora de línguas e artes africanas no Brasil, tendo as ricas e misteriosas lendas yorubás entre suas primeiras memórias de infância. A decisão de escrever histórias de orixás, como as desta coleção Okú LáiLái, veio a partir de seu contato com o babalaô Pierre Fatumbi Verger (1902-1996), reconhecido fotógrafo da cultura afro-brasileira, antropólogo, etnólogo e escritor francês radicado no Brasil, e Cici Ibijare, a Otun Iyá Efefun do culto de Oxalá no terreiro Ilê Axé Opô Aganj. Os dois mestres foram fundamentais na ampliação de seu conhecimento sobre os costumes e expressões artísticas africanas. A partir daí, Carolina se dedicou aos estudos e à transmissão das culturas afro-brasileiras em tempo integral.

Prêmios: Seleção FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), catálogo de Bolonha em 2008. Acervo Básico da FNLIJ em 2008 – na categoria Reconto. Finalista do Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil em 2009.

 

Mais detalhes da obra
Autor
Carolina Cunha
Ilustrator
Carolina Cunha
Ano de Lançamento
2007
Coleção
Histórias do Okú LáiLái
Livros
5º-6º anos / 10-11 anos / Leitor fluente
ISBN
978-85-7675-196-0
Ano Escolar
5º ano e 6º ano
Dimensão
20,5 × 27
Número de páginas
64
Prêmios
Seleção FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), catálogo de Bolonha, 2008 / Acervo Básico da FNLIJ, 2008 - categoria Reconto / Finalista do Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, 2009.


Conheça mais Obras da SM Educação
Adquira nossas obras literárias
A SM Educação se orgulha em oferecer obras literárias que desenvolvem diferentes habilidades e
trazem maior identificação entre os alunos. Torne sua instituição mais inclusiva com a gente.












    Responsável pelo tratamento: Edições SM LTDA.
    Finalidade: Gerir o seu pedido de informação e enviar informação sobre os produtos e serviços do Grupo SM.
    Direitos: você pode acessar, retificar e excluir os dados, bem como exercer outros direitos legais, escrevendo para dpo.brasil@grupo-sm.com.
    Para mais informações, consulte a Política de Privacidade