Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem
confira vídeo da coleção
degustação
Literatura ABC Afro-brasileiro
ABC Afro-brasileiro
[yasr_visitor_votes]
“Axé”, “capoeira”, “dendê”, “ebó”, “Levante dos Malês”, “Menininha do Gantois” e “Yemanjá” são alguns dos verbetes deste ABC, que compõe um retrato da contribuição africana à cultura brasileira, resgatando valores, costumes e tradições. Por meio de texto e imagem, Carolina Cunha apresenta a influência das diversas nações africanas em nossa culinária, na música, na religiosidade e na relação que mantemos com a natureza.
Autor

Carolina Cunha

Ilustrador

Carolina Cunha

comprar
agende uma visita na sm
livro de acessibilidade
guia de leitura
Informações do produto

Biografia da autora e ilustradora: Nasceu em Salvador, Bahia, em 1974, e vive em São Paulo. Autora, ilustradora e designer gráfica, é pesquisadora de línguas e artes africanas no Brasil, tendo as ricas e misteriosas lendas yorubás entre suas primeiras memórias de infância. A decisão de escrever histórias de orixás, como as desta coleção Okú LáiLái, veio a partir de seu contato com o babalaô Pierre Fatumbi Verger (1902-1996), reconhecido fotógrafo da cultura afro-brasileira, antropólogo, etnólogo e escritor francês radicado no Brasil, e Cici Ibijare, a Otun Iyá Efefun do culto de Oxalá no terreiro Ilê Axé Opô Aganj. Os dois mestres foram fundamentais na ampliação de seu conhecimento sobre os costumes e expressões artísticas africanas. A partir daí, Carolina se dedicou aos estudos e à transmissão das culturas afro-brasileiras em tempo integral.

Prêmio: Seleção da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), catálogo de Bolonha, em 2010. Acervo básico da FNLIJ, em 2010 – na categoria Informativo.

Mais detalhes da obra
Autor
Carolina Cunha
Ilustrator
Carolina Cunha
Ano de Lançamento
2009
Coleção
ABC
Livros
3º-4º anos / 8-9 anos / Leitor em processo
ISBN
978-85-7675-450-3
Ano Escolar
3º ano e 4º ano
Dimensão
27,5 x 20,5
Número de páginas
48
Prêmios
Seleção da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), catálogo de Bolonha, 2010 / Acervo básico da FNLIJ, 2010, na categoria Informativo.


Conheça mais Obras da SM Educação
Adquira nossas obras literárias
A SM Educação se orgulha em oferecer obras literárias que desenvolvem diferentes habilidades e
trazem maior identificação entre os alunos. Torne sua instituição mais inclusiva com a gente.












    Responsável pelo tratamento: Edições SM LTDA.
    Finalidade: Gerir o seu pedido de informação e enviar informação sobre os produtos e serviços do Grupo SM.
    Direitos: você pode acessar, retificar e excluir os dados, bem como exercer outros direitos legais, escrevendo para dpo.brasil@grupo-sm.com.
    Para mais informações, consulte a Política de Privacidade