Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem

Gestão escolar democrática: o que é e como colocar em prática

A gestão escolar democrática é tão desafiadora quanto necessária para qualquer instituição de ensino. Isso porque a participação efetiva dos professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários permite garantir a qualidade do processo educativo.

Baseada na administração de ações que propõem a participação social, a gestão democrática faz parte do processo de tomada de decisões e de movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade social e compartilhada. 

Essa prática ganha cada vez mais força por oferecer processos coletivos de participação e decisão, possibilitando organizar a gestão escolar de forma que os envolvidos sejam considerados sujeitos ativos em todo o processo de administração. 

Benefícios da gestão escolar democrática

Como utilizar a gestão escolar democrática a favor da Educação

Em uma análise geral, podemos entender a democratização educacional como um processo que se inicia no interior da escola, por meio do desenvolvimento de projetos nos quais professores, funcionários, alunos e famílias possam discutir e decidir o cotidiano escolar. 

Esse processo, no entanto, só será efetivo caso os envolvidos na gestão participativa estejam alinhados e engajados na defesa de uma escola democrática que tenha como objetivo oferecer educação de qualidade para todos, considerando o contexto do entorno da escola e suas características específicas.

Sabendo que a administração democrática de uma instituição de ensino busca a valorização de ideias de todos que procuram melhorias para a educação, a equipe escolar pode e deve investir em recursos capazes de garantir a participação da comunidade local. Veja alguns exemplos a seguir: 

Gestão escolar democrática

Conselho Escolar

Constituído por pais, estudantes, professores, profissionais da educação, membros da comunidade local e gestores da escola, o Conselho Escolar é um espaço de discussão, de caráter consultivo. Além disso, é responsável por cuidar da manutenção e por participar da gestão pedagógica, administrativa e financeira da instituição. 

Visando contribuir nos processos de gestão escolar para garantir a qualidade de ensino oferecida, cabe a esse conselho definir e acompanhar a aplicação dos recursos destinados à escola e orientar o projeto pedagógico com a direção e os docentes.

Conselho de Classe

Responsável por promover o diálogo e o alinhamento entre professores, coordenadores pedagógicos e diretores, o Conselho de Classe é indispensável para que a unidade escolar consiga atingir os resultados esperados e elevar a qualidade do ensino e aprendizagem.

A cada bimestre, trimestre ou semestre, o Conselho de Classe organiza uma reunião com as autoridades da comunidade escolar. Nessa conversa, são analisados aspectos do desempenho dos alunos a fim de estudar estratégias que poderão trazer melhorias ao processo pedagógico.

Associação de Pais e Mestres 

A Associação de Pais e Mestres, uma das ferramentas de gestão participativa mais populares, discute os interesses comuns de profissionais da Educação e dos pais (ou responsáveis) de alunos. Influenciando a dinâmica de participação das famílias no processo educativo, esse recurso abre espaço para que todos opinem e colaborem na administração escolar.

Na Associação de Pais e Mestres, os representantes da comunidade escolar devem apresentar demandas e ajudar a escola a atingir seus objetivos. Cabe ainda ao mecanismo apoiar atividades culturais, de lazer e de saúde.

Grêmio Escolar

Focado em representar os interesses dos alunos, o Grêmio Escolar busca abrir um espaço de discussão para que os estudantes deem voz às suas ideias e projetos de caráter coletivo. Por estimular e apoiar uma escola democrática, é fundamental que esse grupo seja incentivado por gestores e demais autoridades da instituição. 

Sendo uma das tradições mais respeitadas do ambiente escolar, o Grêmio Escolar oferece os primeiros passos na vida política, cultural e social de muitos jovens. Isso porque o Grêmio abre espaço para que os estudantes atuem com autonomia e protagonismo, tomando decisões importantes que afetam a organização do coletivo estudantil e dos espaços colaborativos da escola. 

Os projetos do Grêmio permitem ainda que os alunos promovam debates e discutam questões que envolvem o uso da verba pública na escola e sua aplicação para a melhoria do ambiente.

Agora que você já conhece todas as características e entende a importância da gestão escolar democrática, estimule a participação coletiva nos processos administrativos da sua instituição e garanta maior qualidade de ensino.

Este é um conteúdo produzido pelos especialistas da SM Educação. Aproveite o melhor apoio pedagógico com diversas informações indispensáveis sobre tendências educacionais, soluções para gestão, relacionamento e planejamento escolar.
SM Educação
Artigos relacionados
3 maneiras de incluir a tecnologia na educação dos jovens
O uso de tecnologias tem aumentado bastante, principalmente entre os jovens. Seja no intervalo das aulas, seja durante as atividades de ensino, eles estão sempre conectados! Há... Leia mais
4 dicas para fazer uma campanha de matrículas de sucesso!
Uma eficiente campanha de matrículas é essencial para atrair novos alunos, manter os antigos e passar confiança para os pais que pretendem matricular seus filhos na escola. Por ... Leia mais
4 estratégias para combater a evasão escolar
A educação é recheada de desafios para quem escolheu essa área de atuação profissional. Hoje, um dos maiores enfrentamentos para o qual a gestão escolar precisa arranjar soluçõe... Leia mais

Utilizamos cookies e outras tecnologias proprietárias e de terceiros para operar corretamente e com segurança o nosso site e personalizar o seu conteúdo. Nós também os usamos para analisar sua experiência de navegação e para adaptar a publicidade aos seus gostos e preferências. Política de cookies

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos