Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem

Documentação pedagógica: construindo narrativas assertivas para os estudantes

Quando falamos em documentação pedagógica, estamos estamos nos referindo à responsabilidade de narrarmos os caminhos que cada estudante está percorrendo e de como está construindo suas histórias de aprendizagens e desenvolvimento.

Neste contexto, a história ‘O Alvo’, do escritor Ilan Brenman, nos pauta com uma narrativa encantadora sobre um professor que ensina contando histórias, pois também somos contadores de histórias: das nossas e dos estudantes com quem nos relacionamos. Contamos, escrevemos e participamos da história da vida e das aprendizagens uns dos outros

Mas para contar esta história de aprendizagens, o docente deve utilizar as ações das crianças, dar ênfase ao seu protagonismo e acrescentar suas reflexões sobre o que observa. 

Quanto mais rica for esta narrativa, utilizando fotos, falas das crianças, produções, entre outros, melhor será o entendimento do processo de aprendizagem ali registrado. Porém, há um ponto importante que se deve destacar: 

Documentação pedagógica

Sendo assim, não basta colocar uma grande quantidade de fotos e produções sem uma lógica que permita a quem ler compreender o processo de aprendizagem.

Como conseguir uma documentação pedagógica eficaz?

A elaboração da documentação pedagógica deve ser também um processo quase que diário, em que nos debruçamos sobre nossa prática pedagógica e as aprendizagens das crianças, para que seja um material vivo, rico e que nos auxilie a aproveitar todas as suas vantagens:

  • Oportunidade de analisar a prática educativa;
  • Avaliar o desenvolvimento das crianças em perspectiva analítica;
  • Tornar visível a aprendizagem de uma comunidade;
  • Possibilitar escutar e ser escutado, ouvir e ser ouvido, ver e ser visto;
  • Auxiliar na relação com as crianças, nos dando pistas de como aprendem.

Ao seguir algumas orientações práticas e bem definidas, a construção de momentos assertivos e que colaboram com o real aprender das crianças torna-se ainda mais possível. Veja como nos exemplos a seguir.

Para as famílias

A documentação pedagógica para as famílias deve ser clara, auxiliando-as a compreender quais os caminhos que as crianças percorrem para aprender, quais suas conquistas, como interagem com o meio em que estão inseridos, apresentando os processos e não apenas os resultados.

Documentação pedagógica para as famílias

Para os educadores

Já para o educador que a escreve, deve ser uma ferramenta de reflexão, que o ajuda a dialogar sobre seu próprio trabalho e a olhar de forma personalizada para o aprender de cada criança.

Para outros educadores, deve ser um meio de conhecer o processo da criança com o intuito de poder dar continuidade ao seu caminhar. 

Documentação pedagógica para professores

Para a gestão escolar

Por fim, a documentação pedagógica para a gestão escolar é um meio de olhar para a formação integral, observando como as aprendizagens acontecem no espaço escolar, como estão sendo estabelecidos os contratos pedagógicos e as relações.

Documentação pedagógica para gestão escolar

Podemos, portanto, considerar que essa ferramenta precisa trazer a personalização dos processos e das relações, sendo no momento de falar de cada criança ou no momento de falar da turma. 

Por isso, é importante que sejamos assertivos, claros e objetivos em nossas descrições, evitando qualquer texto ou materiais que sejam genéricos.

Os melhores caminhos para um desenvolvimento completo

Analisando as considerações listadas e discutidas acima, pode-se concluir que a documentação pedagógica é um exercício de escrita e de como somos capazes de construir narrativas. 

Sendo assim, esse deve ser um convite para o estudo, reflexão e o diálogo sobre nossa prática e o aprender de nossas crianças, nos chamando a cada dia buscar caminhos cada vez mais assertivos para o pleno desenvolvimento dos estudantes.

Nesse contexto, contar com uma consultoria pedagógica especializada é fundamental para garantir a qualidade dos processos e manter a prática de registros e documentação pedagógica.

Por isso, a SM Educação apoia gestores, coordenadores, docentes, pais e alunos a todo momento com temas essenciais para as atividades escolares, por meio de uma plataforma de conteúdos completos e exclusivos. Acesse e aproveite!

Apoio pedagógico

Este é um conteúdo produzido pelos especialistas da SM Educação. Aproveite o melhor apoio pedagógico com diversas informações indispensáveis sobre tendências educacionais, soluções para gestão, relacionamento e planejamento escolar.
SM Educação
Artigos relacionados
3 maneiras de incluir a tecnologia na educação dos jovens
O uso de tecnologia na educação tem aumentado bastante, principalmente entre os jovens. Seja no intervalo das aulas, seja durante as atividades de ensino, eles estão sempre cone... Leia mais
4 dicas para fazer uma campanha de matrículas de sucesso!
Uma eficiente campanha de matrículas é essencial para atrair novos alunos, manter os antigos e passar confiança para os pais que pretendem matricular seus filhos na escola. Por ... Leia mais
4 estratégias para combater a evasão escolar
A educação é recheada de desafios para quem escolheu essa área de atuação profissional. Hoje, um dos maiores enfrentamentos para o qual a gestão escolar precisa arranjar soluçõe... Leia mais