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PNLD: a literatura em prol do desenvolvimento integral dos estudantes

Eu, você, nós e a literatura.  

No mundo contemporâneo, onde a globalização e a tecnologia conectam culturas e sociedades de maneira sem precedentes, a educação enfrenta novos desafios e oportunidades. Entre esses desafios, destaca-se a necessidade urgente de promover a inclusão e a diversidade no processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, o letramento literário assume um papel central e transformador. 

O letramento literário, vai além da simples capacidade de ler. Ele envolve a compreensão crítica e a apreciação dos textos literários, permitindo que os indivíduos desenvolvam empatia, pensamento crítico e uma compreensão mais profunda da complexidade humana. Em um ambiente escolar diverso, onde estudantes de diferentes origens culturais, sociais e linguísticas coexistem, o letramento literário se torna uma ferramenta poderosa para promover a inclusão. 

Através da literatura, os estudantes são expostos a uma variedade de perspectivas e experiências que podem diferir significativamente das suas próprias. Isso não apenas enriquece seu repertório cultural, mas também fortalece sua capacidade de reconhecer e valorizar a diversidade. Ao ler, livros de diferentes gêneros textuais, sobre personagens que enfrentam desafios semelhantes ou distintos aos seus, os estudantes podem desenvolver uma maior empatia e compreensão das vivências alheias. 

Além disso, o letramento literário contribui para a construção de um ambiente escolar inclusivo, onde todos os estudantes se sentem representados e valorizados. A inclusão de textos que abordem questões de gênero, raça, etnia, orientação sexual e outras identidades diversas é essencial para garantir que todos os estudantes se vejam refletidos nas histórias que leem. Isso, por sua vez, promove um senso de pertencimento e autoestima, fundamentais para o sucesso acadêmico e pessoal. 

Kleiman (1993, p.10), ressalta que a leitura é uma “prática social que remete a outros textos e outras leituras”. Logo, ao lermos um texto, acionamos valores, crenças, atitudes e emoções.  

Nesse enredo, acreditamos que a escola tem uma função social na formação de sujeitos leitores proficientes, por meio da leitura de textos literários como prática social. Oportunizar aos estudantes o desenvolvimento e gerenciamento das competências socioemocionais, por meio da leitura de textos literários, oportunizando relações sociais saudáveis na busca de soluções sadias para os problemas do dia a dia. 

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