
A proposta da coleção está alinhada à abordagem metodológica de ensino de arte contemporânea (Abordagem Triangular). Os conteúdos priorizam as relações entre objetos artísticos e manifestações de diferentes lugares e períodos históricos, em um enfoque multicultural.
Conheça a coleção:
A abertura da unidade retoma os conhecimentos prévios do aluno sobre o tema a ser abordado e levanta uma reflexão crítica. A retomada dessa abordagem é realizada no final da unidade.
Imagens lúdicas e atrativas que contribuem para a compreensão e contextualização do texto didático.
Discussão sobre desafios contemporâneos, visando a um futuro sustentável, contribui para o desenvolvimento interdisciplinar de atitudes e comportamentos de respeito, valorização da diversidade cultural e da corresponsabilidade pela construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista econômico e ambiental.
Relação entre as diferentes linguagens, inclusive novas tecnologias de informação e comunicação.
Número de páginas de cada volume:
Volume 6
Livro do aluno: 128
Livro do professor: 160
Volume 7
Livro do aluno: 128
Livro do professor: 160
Volume 8
Livro do aluno: 128
Livro do professor: 160
Volume 9
Livro do aluno: 128
Livro do professor: 160
Volume 6
Autores:
Mariana Lima Muniz
Maurilio Andrade Rocha
Rodrigo Vivas
Ana Cristina Carvalho Pereira
Volume 7
Autores:
Mariana Lima Muniz
Maurilio Andrade Rocha
Rodrigo Vivas
Ana Cristina Carvalho Pereira
Volume 8
Autores:
Mariana Lima Muniz
Maurilio Andrade Rocha
Rodrigo Vivas
Ana Cristina Carvalho Pereira
Volume 9
Autores:
Mariana Lima Muniz
Maurilio Andrade Rocha
Rodrigo Vivas
Ana Cristina Carvalho Pereira
Nesta coleção, vamos explorar materialidades, técnicas e processos criativos da arte por meio de experiências com o fazer artístico. Também vamos conhecer os contextos histórico, social e cultural das produções artísticas contemporâneas e de outras épocas no Brasil e no mundo, identificando as diversas matrizes estéticas e culturais que as compõem. Com a produção e a contextualização, vamos desenvolver a leitura de obras produzidas tanto por artistas profissionais como pelos alunos. Dessa forma, trabalharemos a experiência prática em arte, o conhecimento sobre arte e a habilidade de apreciar manifestações artísticas em suas diversas linguagens: visual e audiovisual, cênica (teatro, dançae circo) e musical.
• Objetivos gerais: produzir, fruir e contextualizar a arte.
• Objetivos específicos: promover a experiência sensorial dos estudantes, levando-os a apreciar, ler e produzir arte por meio de práticas contextualizadas nas diversas linguagens e em artes integradas; incentivar os estudantes a conhecer arte em diferentes contextos históricos e sociais, e a refletir criticamente sobre as manifestações artísticas em tais contextos; incentivar a expressão por meio das materialidades e das técnicas artísticas de forma contextualizada, crítica e reflexiva; colaborar para que os estudantes relacionem as artes com o cotidiano e com outros componentes curriculares e áreas do conhecimento; valorizar a produção artística de diversas matrizes étnico-culturais; contribuir para a compreensão do valor e da importância do patrimônio cultural material e imaterial; levar os estudantes a entender e a experimentar as relações entre a arte e a tecnologia em diferentes contextos.