Uma nova formação
para um novo
Ensino Médio

Certificado Incluso Certificado Incluso

uma iniciativa da

O Projeto

Na Prática é uma trilha de formação continuada idealizada pela SM Educação em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul. Tem como objetivo promover ações de atualização prática para educadores e gestores com foco na compreensão dos aspectos legais, estruturais e pedagógicos nos quais se baseiam a proposta do Novo Ensino Médio.
A Trilha é dividida em sete etapas formativas, que chamamos de “Estações de Aprendizagem” e contém elementos que sustentarão a aplicação prática do trabalho nas redes de ensino e nas escolas.
Considerando que cada Estação de Aprendizagem tem carga-horária de 20 horas, o participante deverá trilhar no mínimo 60 horas nas Estações obrigatórias 1, 2 e 3 para receber um certificado de conclusão emitido pela Universidade Cruzeiro do Sul. Realizando todas as estações, receberá certificado com total de 140 horas.

um novo Ensino Médio

Como Funciona

Como Funciona

Sete Estações de Aprendizagem compõem a Trilha de formação continuada da SM Educação. Em cada Estação, gestores e educadores vão aprender e refletir sobre as melhores práticas para o novo Ensino Médio.

Os assuntos abordados em cada Estação de Aprendizagem vão desde soluções teóricas e legais acerca das mudanças para o Ensino Médio em 2021, até soluções práticas que podem ser levadas para dentro das salas de aula e também utilizadas para a gestão das instituições de ensino. Conheça cada uma delas.

Estações de Aprendizagem

Cronograma de Liberação de Etapas

Confira a seguir como vai funcionar a liberação das sete estações de aprendizagem:

1ª estação: liberada
2ª estação: a partir de 18/12/20
3ª estação: a partir de 12/01/21
4ª estação: em breve
5ª estação: em breve
6ª estação: em breve
7ª estação: em breve

*O prazo para avaliação sempre será até a data de liberação da próxima estação. Para avançar de uma estação para a atividade, você deverá finalizar e enviar a atividade aos tutores do Na prática

1ª Estação de Aprendizagem:
O Ensino Médio está mudando… o que fazer?

Considerando as recentes mudanças associadas à configuração do Ensino Médio no Brasil, como a proposta de reformulação curricular apontada pelo MEC, torna-se necessária uma reflexão de todos os atores envolvidos no processo educacional.

A  Lei nº 13.415/2017 – incluindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecem que todos os estudantes tenham uma formação básica e geral agregada a itinerários formativos específicos, que atendam às necessidades, anseios e projetos de vida de cada jovem. Por isso, as redes de ensino precisam conciliar a construção destes novos currículos, alicerçados ao processo formativo constante de suas equipes.

Na 1ª Estação de Aprendizagem, professores e gestores passarão pelos aspectos teóricos e legais que embasarão o trabalho nas escolas nos próximos anos com perspectiva de como é possível aplicar esses novos conhecimentos.

2ª Estação de Aprendizagem:
Contribuições da metodologia de projetos para o trabalho com as áreas de conhecimento

A metodologia de projetos é uma das estratégias mais usadas na área de gestão e também uma ferramenta bastante reconhecida no segmento da educação, mas sua utilização pedagógica ainda não acontece da forma mais eficiente e assertiva.

Sendo assim, iremos auxiliar e estimular os educadores a enfrentar o desafio de trabalhar por área de conhecimento, a partir de vivências que integrem os saberes.

Além disso, vamos explorar um pouco mais as características, benefícios da metodologia de projetos e como sua aplicação pode se dar de forma mais coerente e efetiva na perspectiva do Novo Ensino Médio.

3ª Estação de Aprendizagem:
Protagonismo juvenil como premissa para o Projeto de Vida

Quem sou eu? Como minhas atitudes e escolhas impactam o mundo? O que pretendo ser? Onde quero chegar? As respostas para esses questionamentos foram a temática central da 3ª Estação de Aprendizagem do Curso Na Prática.

A cada novo ciclo, fazemos promessas e traçamos objetivos para que nossa vida seja diferente. Por que não conseguimos concretizá-los? O que falta para transformarmos desejos em realidade?

A 3ª Estação se propõe a colaborar com professores e gestores para que possam apoiar definitivamente seus estudantes na criação de seus projetos de vida e consigam mostrar aos alunos que só é possível sermos protagonistas da nossa história quando temos plena consciência a partir de tais questões.

4ª Estação de Aprendizagem:
Um novo olhar para a aprendizagem por áreas de conhecimento

A 4ª Estação pretende aprofundar as aprendizagens relacionadas às Competências Gerais, às Áreas de Conhecimento e à Formação Técnica e Profissional.

Também propõe a reflexão sobre a importância de conhecer e dominar ferramentas que oferecem suporte às aprendizagens e a utilização da linguagem midiática como elemento agregador à prática docente, por isso, ele é subdividida em quatro Estações de Aprendizagem, com foco na interdisciplinaridade, STEAM e Midiaeducação:

  • A área de Linguagem e suas tecnologias
  • Tendências do ensino e aprendizagem na área de Ciências da Natureza
  • Formação do cidadão sob a ótica das Ciências Humanas
  • Processo de investigação na Matemática

5ª Estação de Aprendizagem:
A organização do currículo por áreas do conhecimento

Com todas as mudanças propostas pelo MEC para o novo Ensino Médio, a organização e o planejamento da rotina do professor são feitos por área de conhecimento. 

Como fazer isso? É o que você irá aprender na 5ª Estação de Aprendizagem, que tem como objetivo desenvolver a perspectivas do planejamento das aulas e das avaliações.

Na 5ª Estação, você também receberá  dicas práticas de desenvolvimento e aplicação do currículo em cada área do conhecimento, de forma colaborativa entre os professores.

6ª Estação de Aprendizagem:
Avaliações externas e novo Enem no contexto das áreas de conhecimento

Quais são os conceito de avaliação externa? Qual a sua importância?  Como usar o resultado de uma avaliação como referência para planejamento e retomada de pontos de atenção?  

Na 6ª Estação, o foco de aprendizagem é entender um pouco mais como as avaliações externas – ou auditorias – contribuem para direcionamento do currículo de uma escola, até para o planejamento específico de cada área. 

Além disso, termos uma abordagem sobre os modelos de avaliação externa dentro do contexto da reforma do Ensino Médio.

7ª Estação de Aprendizagem:
Gestão escolar e Coordenação Pedagógica na perspectiva do novo Ensino Médio

Tornar-se liderança de uma rede de ensino ou instituição escolar pressupõe muita responsabilidade e compromisso com as metas de aprendizagem dos sujeitos envolvidos, a começar por sua própria trajetória enquanto aprendizes.

Deste modo, Coordenador e Diretor Escolar precisam estar conscientes dos seus seus papéis frente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também precisam atuar como mobilizadores de informações e incentivadores da equipe docente, principalmente nos processos que dizem respeito às mudanças no Ensino Médio.

Nesta última Estação de Aprendizagem, iremos focar no papel do Coordenador e do Diretor na gestão da implantação do Novo EM e na atuação da equipe gestora frente à dimensão curricular e ao apoio aos docentes.

Vantagens

Capacitação para o novo Ensino Médio

O Ensino Médio nas redes públicas e particulares estará diferente em 2021. Esteja preparado para este novo desafio com a Trilha Formativa Na Prática.

 

 

Atualização

Seja um profissional valorizado: amplie sua perspectiva sobre as mudanças para o Ensino Médio e tenha maior assertividade ao propôr soluções para os desafios do próximo ano letivo.

Certificação

Agregue valor ao seu currículo e cresça na sua carreira. O participante deverá trilhar no mínimo 60 horas nas Estações obrigatórias 1, 2 e 3 para receber um certificado de conclusão emitido pela Universidade Cruzeiro do Sul. Realizando todas as estações, receberá certificado com total de 140 horas.

 

 

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Educador e gestor: não percam esta oportunidade de capacitação e crescimento profissional. Inscreva-se no curso de formação continuada Na Prática.