Geração Alpha - Geografia

Geração Alpha Geografia preocupa-se com a formação ética dos alunos, para que sejam capazes de tomar decisões e atuar em um mundo em permanente mudança. Nesse sentido, a abordagem dos conteúdos é realizada com base em valores universais, como o respeito e a solidariedade, e no desenvolvimento de competências e habilidades adequadas às necessidades do século XXI. Textos didáticos e imagens são apresentados de modo associado e contextualizado. E, a cada conteúdo explorado, há orientações diversas que contribuem para a prática docente tanto na etapa de preparação como de condução e posterior avaliação das aulas.

Alguns destaques da coleção:

Contribuir para que os alunos compreendam a realidade que vivem em suas múltiplas escalas (local, regional, nacional, global) e a partir de seus conhecimentos prévios.

Os conteúdos clássicos da Geografia são explorados com base na relação sociedade-natureza. O raciocínio geográfico, compreendido como fundamental para a formação do pensamento espacial, ocorre ao longo de toda a coleção, principalmente nas seções de atividades.

Professores e alunos são convidados a tomar conhecimento dos assuntos a serem estudados, e a relação destes com os assuntos abordados anteriormente, por meio de questões introdutórias aos alunos e orientações ao docente em cada abertura de capítulo.

O boxe Valor e a seção Ampliando Horizontes contribuem para que os alunos reflitam e construam argumentos sobre diferentes temas da Geografia com base em valores universais. Nesse sentido, busca-se a valorização dos diferentes povos, hábitos e culturas e o combate às diversas formas de discriminação e preconceito.

A seção Representações relaciona o conteúdo com a alfabetização cartográfica em sua concepção mais abrangente, estimulando o aluno, portanto, a realizar a leitura correta de diferentes mapas e outras linguagens gráficas, como climogramas, pirâmides etárias e blocos diagrama.

As propostas de atividades e questões apresentadas nas seções Atividades e Atividades Integradas estão organizadas de acordo com a Taxonomia de Bloom, a qual favorece uma ordenação das atividades com base em sua complexidade cognitiva. Essa organização contribui para tanto para o planejamento das práticas docentes em sala de aula como para sua posterior avaliação.

Especificações:

Livro do Aluno
Acabamento: brochura/Formato: 205 x 275 mm.
Livro do Professor
Acabamento: brochura/Formato: 275 x 275 mm.

Nº de páginas:

Geografia 6º ano
Livro do Professor: 336 / Livro do Aluno: 256.
Geografia 7º ano
Livro do Professor: 360 / Livro do Aluno: 272.
Geografia 8º ano
Livro do Professor: 368 / Livro do Aluno: 288.
Geografia 9º ano
Livro do Professor: 376 / Livro do Aluno: 288.

Autor

Fernando dos Santos Sampaio
Marlon Clovis de Medeiros